Carro autônomo: HPE e Continental lançam plataforma de monetização de dados baseada em blockchain

0

A Hewlett Packard Enterprise (HPE), empresa de soluções de tecnologia para o mercado corporativo, e a Continental anunciam hoje uma nova plataforma de compartilhamento de dados de veículos para permitir novos serviços digitais que melhorem a segurança e conveniência dos motoristas e, ao mesmo tempo, ajudem os fabricantes de automóveis a monetizar seus dados e diferenciar suas marcas.

A ser disponibilizada para o mercado em 2019, a solução tem base em blockchain e fornece soberania de dados, segurança, transparência e eficiência para superar as barreiras relacionadas ao compartilhamento de dados de veículos.

Segundo as empresas, no caso de veículos conectados e autônomos, o compartilhamento de dados entre marcas automotivas é fundamental para fornecer serviços de assistência ao motorista que os ajudem a evitar os perigos do tráfego e a encontrar as rotas de viagem mais práticas e eficientes – incluindo, por exemplo, alertas de tráfego em tempo real e localização de estacionamentos disponíveis.

Vários ecossistemas digitais existentes permitem o compartilhamento de dados com base em um modelo intermediário, no qual os proprietários de plataformas coordenam centralmente os fluxos de dados e a monetização.

Ao aplicar uma abordagem complementar, a plataforma da HPE e da Continental aproveita uma arquitetura descentralizada baseada em tecnologias blockchain. Os participantes, como os fabricantes de carros, continuam armazenando os dados em seus próprios data centers e compartilham conjuntos de dados específicos somente após a compra e diretamente com o comprador. Essa abordagem proporciona soberania de dados a todos os participantes do ecossistema, ao mesmo tempo em que fornece um procedimento altamente eficiente e seguro para monetizar dados de veículos.

A tecnologia foi projetada em conjunto pela HPE Pointnext e pela divisão Interior da Continental. Assim, HPE e Continental fornecerão serviços adicionais para facilitar o comércio de dados e a integração dos dados do veículo nos sistemas e serviços de back-end dos fabricantes de automóveis.

O recurso de interface da plataforma permitirá que vários ecossistemas – centralizados e descentralizados – se interconectem e alavanquem novas formas de monetização de dados. Além disso, a plataforma está em conformidade com o conceito VDA NEVADA Share & Secure, que foi desenvolvido pela indústria automotiva alemã para controlar a transmissão segura e a transferência de dados gerados por veículos para terceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.