Moura Dubeux Engenharia implanta ERP e torna mais ágeis processos internos

0

Ao ver seus negócios expandirem para diferentes localidades do Nordeste, a Moura Dubeux Engenharia, especializada na área de construção civil, sentiu necessidade de investir em novas soluções para sua área de TI. Sediada em Recife, a companhia abriu filiais em Salvador, Maceió, Natal e Fortaleza, e agora está iniciando operações em João Pessoa. Diante desse crescimento, a complexidade dos processos financeiros, contábeis e de gestão aumentou, o que levou à implantação do software de gestão integrada (ERP) da SAP. Para implantar o sistema, a Sofftek, fornecedora de soluções voltadas a processos de TI.

"Entre 2009 e 2010, notamos que o sistema que tínhamos já não atendia mais às nossas necessidades, pois não era possível fazer um controle eficaz nas operações", conta o diretor geral da Moura Dubeux Engenharia, Wilson Carnevalli. "Começamos a analisar as opções do mercado e optamos pela plataforma SAP, que é mais robusta e com condição de escalabilidade."

O projeto foi inicialmente pensado para 2009, porém, nenhuma das empresas estava preparada para a implantação na época, de acordo com Carnevalli. "Ainda precisávamos passar por um processo de adaptação, contratar analistas. Não estávamos preparados e a Softtek tampouco tinha alguém preparado para o projeto", salientou. No fim do ano seguinte o contrato foi firmado entre as empresas. "Tínhamos uma forma de operação que demorou para se adaptar ao SAP, como entrada das informações, registro de forma integrada. Houve uma mudança cultural que consumiu uns seis meses de adaptação", explicou.

Para sanar esses obstáculos, a Softtek alocou técnicos junto com profissionais de cada uma das áreas principais da Moura, com o propósito de tirarem dúvidas e ministrarem treinamento. O apoio direto durou de três a quatro meses. Depois disso, foi criada uma equipe própria de analistas de negócios e especialistas de módulos SAP dentro da Moura. Após o período de acomodação e de mudanças operacionais, a companhia já colhe os frutos da implantação do sistema. "Fechamos a contabilidade em termos de prontidão da informação, e fazemos as avaliações do mês seguinte com informações do mês anterior. Atendemos a 120 empresas diferentes e para fechar a contabilidade de todas antes demorava, pois perdíamos muito tempo com a geração de relatórios e ajustes. Agora, fazemos no máximo até o sétimo dia útil", afirma Carnevalli.

No início do projeto, a companhia contava com 30 canteiros de obras e, para este ano, a previsão é chegar próximo dos 70. O número de funcionários mais que duplicou, de 2,5 mil para 5,5 mil. A Moura Dubeux ainda conta com o serviço de suporte e manutenção oferecidos pela Softtek. Segundo José Carlos Maia, consultor de auditoria interna da Moura Dubeux, o serviço chega a 40 horas por mês em um valor de aproximadamente R$ 30 mil mensais para o atendimento remoto. "A cada mês renegociamos o banco de horas, o contrato é flexível", explicou, não revelando o valor do projeto de implantação da solução.

Atualmente, a companhia está adaptando ferramentas de gerenciamento de relacionamento com os clientes (CRM) da SAP para o mercado de construção civil. "Estamos implantando o CRM adaptado à gestão imobiliária, então alguns módulos estão sendo refeitos, bem como uma definição de estratégia financeira. Vamos adaptar o SAP para novas modalidades de financiamentos habitacionais", complementou Maia. A previsão é de que o projeto seja totalmente implantado até meados deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.