Sistema interliga rede pública de saúde de Diadema

0

A Prefeitura de Diadema, cidade da Grande São Paulo, inaugurou nesta segunda-feira (26/5), o Quarteirão da Saúde, um novo centro de especialidade médica que estará interligado às 19 unidades básica de saúde (UBS), e mais 22 instalações com equipamentos de saúde do município. O gerenciamento do centro está sendo feito pelo sistema SIGA Saúde (Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde), que deve aumentar o atendimento em 30%, segundo expectativa da Prefeitura.

Já adotado pela capital paulista, o SIGA Saúde é um software público desenvolvido, implantado e aperfeiçoado pela Atech Tecnologias Críticas nos últimos quatro anos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. O sistema permite a gestão de informações em saúde pública, bem como a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Atech, o SIGA Saúde possibilita ainda a identificação do paciente, marcação de consultas nos próprios locais de atendimento, histórico clínico, entre outros benefícios. Além disso, permite reduzir as filas de espera e gerir recursos, como medicamentos e estoques de materiais. O sistema pode ser implantado em qualquer município mediante a cessão de uso obtida junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Segundo o diretor da Atech, Pedro Scarpim, esse modelo de negócio, em que a Secretaria de Saúde de São Paulo cede para outras autarquias o software desenvolvido e implantado no município possibilita uma economia enorme para aqueles que recebem. "Ele diminui o tempo de implantação e traz como benefício o retorno de toda a evolução que o produto passa a ter com as novas implantações", diz ele.

Com o novo Quarteirão funcionando de forma integrada à rede de saúde pública, a Prefeitura de Diadema pretende diminuir o tempo de atendimento dos pacientes, centralizar as informações e gerenciar os prontuários, enquanto descentraliza as operações. Diadema possui cerca de 400 mil habitantes e realiza uma média de 4 milhões de procedimentos médicos por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.