Dassault Systémes anuncia Living Heart, solução para simulação do coração humano

0

A Dassault Systèmes anuncia pioneiramente a disponibilidade comercial do primeiro modelo de coração eletrônico: o Living Heart. Com ele, fabricantes de dispositivos, pesquisadores e profissionais da área médica serão capazes de realizar testes virtuais e visualizar a resposta do coração em 3D, de modo ainda não possível com testes físicos tradicionais.

Al Bunshaft, vice-presidente de Global Affairs da Dassault Systèmes e presidente da Dassault Systèmes US Foundation, está essa semana no Brasil para participar de um congresso de inovação, para apresentar essa " tecnologia que será usada para salvar vidas de uma forma sem precedentes"

Ele explica que solução é a combinação do desenvolvimento da Biovia, empresa adquirida pela Dassault, que trabalha com softwares de simulação para os setores de farmacêutica e life science, somados com as ferramentas da Solidworks, também da Dassault, que oferece solução para indústrias tradicionais de válvulas e fabricação de bombas industriais.

"Ou seja, somamos nossas expertises em software de simulação, como o usado  na área aeroespacial, com conhecimentos de válvulas que controlam o bombeamento de liquido. Ou seja, todas as funções idênticas de um coração humano", exemplifica.

Para se obter um cópia idêntica do coração de uma pessoa, utiliza-se um PET Scan (  Positron Emission Tomography)  para se obter uma  imagem em 3 D,  a partir da qual se cria uma imagem virtual do órgão.

O projeto do coração eletrônico foi anunciado em 2014, e cresce mundialmente no formato colaborativo de crowdsourcing para construir modelos específicos e, ao mesmo tempo, proteger a propriedade intelectual de cada um dos mais de 40 membros que trabalham em conjunto ao redor do mundo.

Os membros incluem organizações reguladoras focadas em ciência, como a Food and Drug Administration (FDA) e a Medical Device Innovation Consortium (MDIC), assim como provedores de tecnologia, cardiologistas, fabricantes de dispositivos médicos e hospitais. A abordagem tem permitido que o modelo de coração seja testado de maneira independente, o que ajudou a Dassault Systèmes a entregar o primeiro produto comercial do projeto em um cronograma acelerado.

O modelo "Living Heart" (vídeo) inclui também detalhes anatômicos bem definidos do coração, como a vasculatura proximal, o arco aórtico, a artéria pulmonar e a veia cava superior. A resposta dinâmica desse modelo de coração é regulada pelo fluxo físico elétrico realista, estrutural e o fluído de sangue. Além da disponibilidade geral do simulador de coração, os membros do "Living Heart Project" identificaram coletivamente as maiores aplicações cardiovasculares prioritárias para ele e avanços tecnológicos associados que ajudam a moldar a funcionalidade das versões futuras do simulador.

O modelo "Living Heart" representa um coração saudável, que pode ser usado para estudar defeitos congênitos ou doenças cardíacas, modificando as propriedades de forma e de tecido em um editor de software fácil de usar. Além disso, os dispositivos medicinais podem ser inseridos no simulador para estudar a sua influência sobre a função cardíaca, validar a sua eficácia e prever a fiabilidade sob uma gama de condições de funcionamento. Um dos exemplos é o stent coronário, que pode ser avaliado para a escolha do melhor tipo, tamanho e localização da colocação para conseguir o melhor desempenho, customizando-o para cada paciente.

Para o executivo, além disso, o novo coração eletrônico poderá ajudar os cardiologistas a educar pacientes, estudantes de medicina e profissionais das áreas médicas atuais, além de conduzir a melhores diagnósticos e ter personalização da terapêutica médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.