Executivo de dados está em alta, segundo o Gartner

0

O Gartner indica que a mudança para negócios digitais com foco em dados está levando as empresas a criarem e reinventarem cargos, funções e tarefas voltadas especificamente para Data e Analytics.

A transformação para uma empresa digital exige um novo perfil de "executivos de dados". Entre eles estão o Chief Data Officer (CDO) e o Chief Analytics Officer (CAO), líderes de TI com foco em dados e em Analytics (por exemplo, executivos de business intelligence e gerenciamento de dados mestre), além de outros cargos dentro da empresa.

O objetivo principal desses executivos é explorar a análise de dados para gerar receita digital e oferecer suporte às melhorias operacionais para TI, marketing, gerenciamento de riscos, compliance, produção e finanças.

Segundo Joe Bugajski, Vice-Presidente Administrativo de Pesquisas em Data & Analytics do Gartner, o rápido crescimento no número de novos executivos demonstra como as organizações estão se adaptando às tendências do mercado e da tecnologia na mudança para negócios digitais.

A nova realidade dos líderes de Data & Analytics é a evolução da terminologia, como o aprendizado de máquina, e metodologias como a modelagem preditiva, para refletir essas novas funções.

Essas alterações graduais na terminologia, funções e cargos, junto com o surgimento de capacidades de TI bimodal e outros desenvolvimentos, fornecem uma ideia da abrangência e profundidade da mudança dentro das empresas que será associada à transformação para uma empresa digital como foco em dados.

Tecnologias novas e avançadas de Analytics estão em ascensão, como é o caso das análises preditiva e prescritiva, dos softwares de gerenciamento das decisões, das máquinas inteligentes, das aplicações para processamento do fluxo de eventos e das plataformas de inteligência operacional. Como resultado, a demanda por Analytics ultrapassou as comunidades de TI especializadas e está agora sendo liderada amplamente por unidades de negócios individuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.