Plano Nacional de Internet das Coisas é publicado no Diário Oficial

1

Foi publicado nesta terça-feira, 25, no Diário Oficial da União (DOU), o Decreto nº 9.854, que institui o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) e dispõe sobre a Câmara IoT, órgão colegiado que irá supervisionar as ações no âmbito do Plano.

O Plano Nacional de IoT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Economia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em conjunto com a sociedade civil – empresas, academia, agencias de fomento e outros órgãos – para garantir que o Brasil se beneficie da tecnologia de IoT.

Uma das questões principais e que vai determinar o sucesso na adesão da tecnologia é questão da cobrança do Fistel, que não foi definido de forma objetiva no decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. A questão tributária persiste na opinião de especialistas no assunto.

Metas

Uma das metas dos 200 dias de governo, a publicação do decreto é um dos pilares da Estratégia Brasileira de Transformação Digital (E-Digital), instituída pelo Decreto 9.319, de 21 de março de 2018, e apresenta importantes mecanismos para o fortalecimento do ecossistema de inovação nacional e para o desenvolvimento de projetos de IoT. Entre outras determinações, o documento dá mais clareza e a segurança jurídica necessária para que, em prol da sociedade, o setor produtivo possa, por exemplo, implementar soluções com maior eficiência e previsibilidade.

Para o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, a publicação implicará em novas oportunidades de negócios, além de impulsionar as startups. "Os impactos serão sentidos na indústria, agricultura, serviços e cidades inteligentes, levando a um novo patamar na mobilidade urbana segurança pública saúde e educação," explica. "Com ganhos de produtividade e competitividade e indução de inovação, novas oportunidades irão se apresentar com ganhos para o país."

Segundo o secretário, o governo deseja agir como facilitador, colocando a sociedade como protagonista desse processo. "Este assunto vem sendo trabalhado há algum tempo em um processo de articulação dentro do governo federal com o setor produtivo, que vai dar apoio à transformação digital da sociedade brasileira e a inserção do setor produtivo na economia 4.0", afirma.

De acordo com o decreto, o MCTIC, a partir de critérios de oferta, de demanda e de capacidade de desenvolvimento local, irá apontar as áreas prioritárias para aplicações de soluções de IoT incluindo, no mínimo, os ambientes de saúde, de cidades, de indústrias e rural.

Cada um dos ambientes priorizados terá uma câmara de governança. A Câmara da Indústria 4.0 foi inaugurada em abril de 2019 e seus grupos de trabalho já estão se reunindo com o objetivo de propor uma série de ações em prol da indústria brasileira. A Câmara do Agro 4.0 deverá ser inaugurada em julho e será coordenada em conjunto pelo MCTIC e Ministério da Agricultura. As Câmaras Saúde 4.0 e Cidades 4.0 serão as próximas a serem implementadas.

Câmara IoT

O novo decreto institui a Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina e Internet das Coisas (Câmara IoT) como órgão de assessoramento destinado a acompanhar a implementação do Plano Nacional de Internet das Coisas.

A Câmara IoT será composta pelos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – que a presidirá, pelo Ministério da Economia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ministério da Saúde, e pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A Secretaria-Executiva da Câmara IoT será exercida pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, cujo secretário poderá convidar representantes de associações e de entidades públicas e privadas para participar das reuniões da Câmara IoT.

As competências da Câmara IoT serão: monitorar e avaliar as iniciativas de implementação do Plano de IoT, promover e fomentar parcerias entre entidades públicas e privadas, discutir com os órgãos e entidades públicas os temas do plano de ação, apoiar e propor projetos mobilizadores eatuar conjuntamente com órgãos e entidades públicas para estimular o uso e o desenvolvimento de soluções de IoT.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou membro titular do CMCTI – Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação – Sorocaba. SP. Coordenador do Neptind 4.0- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Indústria 4.0 da Fatec Sorocaba. Mestrando em Processos Tecnológicos pela Uniso Sorocaba – Tema Manufatura Avançada/ Indústria 4.0. Interesse em participar na Câmara Indústria 4.0. Nosso interesse também em participar das Câmaras Saúde e Cidades 4.0 e IoT. Grato.
    Prof. Eng. Nelson Rampim Filho
    Fatec José Crespo Gonzales – Sorocaba
    Coord. Neptind 4.0

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.