As vantagens dos serviços de cloud computing sob medida

0

Enquanto mais e mais empresas compreendem os benefícios de se adotar uma estratégia que envolva a utilização de serviços de cloud computing, muitas delas ainda não sabem como dar os primeiros passos. Outras, embora já utilizem a nuvem em diversos serviços ainda têm dificuldades de enxergar a cloud computing como uma solução geral para todas as suas necessidades de TI.

De fato, não necessariamente todos os dados e serviços podem ou devem ser migrados para a nuvem. Não só isso: mesmo dentre aqueles que podem ser atendidos por serviços de computação em nuvem existem necessidades diferentes para diferentes serviços.

Neste contexto, começa a se destacar a oferta de serviços de cloud computing sob medida. Trata-se de um serviço consultivo, onde as necessidades de cada cliente são estudadas detalhadamente, permitindo que seja desenhado um serviço que traga os melhores resultados técnicos e financeiros possíveis. Veja, a seguir, as vantagens dos serviços de cloud computing sob medida:

1) Data center sob medida — Algumas empresas podem optar por não levar seu armazenamento para um hosting e preferem investir na criação de um ambiente de processamento próprio. Embora essa abordagem possa não ser a melhor estratégia para obter ganhos decorrentes de uma economia de escala, ela é eficaz, quando a natureza do negócio exige um maior nível de controle sobre a infraestrutura de TI.

Nesse caso, é preciso contar com certa expertise para a implantação bem-sucedida de um data center que verdadeiramente atenda às necessidades desse cliente. Aspectos como: gestão de riscos, escalabilidade, segurança, conformidade a normativos e mesmo aspectos físicos da infraestrutura, como cabeamento, rede elétrica, climatização e instalação e configuração de roteadores e switches fazem toda a diferença no resultado final. Poder contar com um apoio consultivo, que auxilie na determinação da estrutura necessária e que disponibilize todos os recursos necessários à futura gestão dessa infraestrutura, faz a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Em muitos casos, entretanto, embora sejam construídas instalações próprias, a operação pode ser objeto de prestação de serviços, assegurando assim um maior foco no negócio e concentrando uma maior expertise na gestão dos recursos. Esses aspectos sempre precisam ser estudados com cuidado para assegurar que o melhor direcionamento seja adotado e mesmo essa análise deve contar com um excelente apoio consultivo.

2. Ambientes híbridos — Outra realidade que se faz cada vez mais presente é a da nuvem híbrida, que combina serviços locais em nuvem privada com serviços de nuvem pública. Conforme a necessidade, as cargas podem se concentrar mais na nuvem privada ou na nuvem pública levando em consideração fatores como custo, requisitos computacionais e disponibilidade de recursos.

Manter um ambiente híbrido funcionando e atendendo as necessidades de negócio é um grande desafio e mais uma vez o papel consultivo de especialistas no assunto pode auxiliar. O importante é que a empresa possa contar com uma infraestrutura flexível o bastante para garantir uma operação lucrativa e manter o foco no negócio.

3. Variedade de plataformas — Também não pode ser desconsiderado o desafio de se estabelecer a plataforma adequada ao se buscar estabelecer uma nuvem privada, conforme os objetivos e serviços que se desejam. Com custos e benefícios diversos, plataformas Linux, Unix, Windows e diferentes plataformas de virtualização podem implicar em oportunidades e resultados bastante distintos. A escolha da plataforma inadequada para determinados objetivos pode representar um alto custo futuro no negócio.

Também, nesse contexto, é importante contar com um serviço consultivo apropriado, que ao avaliar cuidadosamente as necessidades e objetivos de cada empresa e consiga estabelecer um serviço sob medida para o caso concreto em estudo.

* Marcos Siqueira é diretor de serviços gerenciados da Ascenty.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.