Braskem investe R$ 130 milhões em ERP da SAP

0

Com um investimento de cerca de R$ 130 milhões, a petroquímica brasileira Braskem está lançando um novo programa de competitividade empresarial, o Fórmula Braskem, que vai definir as metodologias e ferramentas que nortearão a plataforma de crescimento da empresa nos próximos anos.

Como suporte a esse ambicioso projeto, a empresa firmou um acordo de parceria global com a SAP para a implementação de um novo sistema integrado de gestão, que servirá de apoio para a estruturação dos processos internos da companhia.

O novo sistema será implementado com o apoio da Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, deverá entrar em operação em outubro de 2006. O Fórmula Braskem vem se combinar ao programa de excelência operacional, que está sendo implantado desde 2004, visa posicionar a Braskem entre as empresas petroquímicas mais competitivas do mundo até 2007. Em conjunto, esses programas vão oferecer suporte para a expansão e futura internacionalização da companhia.

A decisão pela tecnologia SAP, anunciada nesta segunda-feira na presença do presidente de operações globais da empresa, Léo Apotheker, levou em conta o status de parceiro-chave global que a Braskem terá junto ao fornecedor.

Nessa condição, a Braskem terá acesso às melhores práticas utilizadas pela indústria petroquímica internacional em sistemas de gestão. ?A parceria com a SAP vai proporcionar à Braskem condições diferenciadas de player global, em linha com a visão de sermos uma das melhores empresas do setor petroquímico internacional?, diz José Carlos Grubisich, presidente da Braskem.

Segundo Léo Apotheker, o projeto vai incorporar os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos em sistemas de gestão à disposição das empresas internacionais. ?A Braskem contará com o apoio do melhor produto existente no mercado e da experiência global da SAP para integrar e controlar todos os seus processos, a partir de uma base única de dados e informações, permitindo melhor acompanhamento sobre a evolução de seus negócios e mais agilidade na tomada de decisões empresariais?, explica o executivo da SAP.

O desenvolvimento de um novo sistema integrado de gestão está alinhado com a estratégia de criação de valor da Braskem, na medida em que vai gerar ganhos de eficiência e produtividade. Adicionalmente, sua adoção vai facilitar o acompanhamento das normas de compliance com a lei americana Sarbanes-Oxley, o que é consistente com o compromisso assumido pela Braskem com a transparência da gestão e com a governança corporativa.

?A modernização dos processos tem como foco um ponto permanente da nossa atenção: a satisfação dos clientes da Braskem e a melhoria da competitividade da cadeia petroquímica e dos plásticos em seu conjunto?, explica Roberto Ramos, vice-presidente de Competitividade Empresarial. ?No setor petroquímico mundial, somos a única companhia que está investindo atualmente num sistema tão diferenciado, que vai representar um salto qualitativo nos resultados da empresa em alinhamento com o seu planejamento estratégico?, ressalta.

O detalhamento do projeto envolveu a participação ativa de todas as áreas da Braskem ao longo dos últimos seis meses, o que significa um passo importante para o sucesso de sua implantação. Na primeira fase desse processo, a ser concluída em outubro de 2006, cerca de 110 integrantes da empresa estarão integralmente dedicados ao projeto. A partir daí, as novas ferramentas serão disponibilizadas a toda equipe.

?A Braskem está criando uma plataforma de competitividade que vai sustentar as etapas seguintes do seu processo de crescimento, na perspectiva de consolidar-se como empresa de classe mundial?, diz Grubisich.

A empresa anunciou recentemente a constituição da Petroquímica Paulínia, uma joint venture com a Petroquisa, para construir e operar a partir do final de 2007 uma nova unidade industrial de polipropileno em Paulínia, no interior de São Paulo.

Além disso, a Braskem avalia oportunidades de internacionalização, como o projeto de um pólo integrado na fronteira com a Bolívia para produção de polietileno a partir de gás natural e uma unidade industrial de polipropileno na Venezuela, em parceria com a Pequiven.

A Braskem é líder em resinas termoplásticas na América Latina e está posicionada entre as três maiores companhias industriais privadas de capital brasileiro. Com 13 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, a empresa produz anualmente 5,8 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.