Empresa portuguesa de software foca estratégia no Brasil

0

A empresa portuguesa NDrive Navigation Systems, fornecedora de software de navegação, anunciou que vai concentrar o foco da sua estratégia de internacionalização em países com forte potencial de crescimento, como o Brasil e a Espanha. A empresa, que foi constituída formalmente nesta terça-feira (26/9), prevê encerrar o ano com um volume de negócios superior a 10 milhões de euros.

"A Espanha e o Brasil são mercados com um forte potencial de negócios em sistemas de navegação que utilizam tecnologia por satélite, o que nos posiciona como um concorrente mundial nessa área", disse o presidente da NDrive, João Neto. Segundo ele, a empresa tem como objetivo gerar no mercado externo grande fatia das receitas, ?tirando partido da diferenciação tecnológica do produto de navegação Ndrive?.

Apesar de recém-criada, já comercializa sistemas de navegação, por meio da NDrive Solution Systems, em dez países, entre os quais Portugal, Brasil, França, Itália e Espanha. No curto prazo, a NDrive vai continuar a expandir a atuação na Espanha, sempre através de distribuidores locais, estendendo a sua posição a outros países da Europa Ocidental e à Europa de Leste. Até o fim do ano, a expectativa da empresa é que o número de sistemas de navegação vendidos no mercado espanhol fique entre 1,3 milhão e 1,4 milhão, contra 800 mil comercializados em 2006.

Em relação ao Brasil, o sócio-fundador da NDrive, Eduardo Carqueja, diz que "é um mercado no qual se estima que existam entre 50 mil e 60 mil unidades de sistemas de navegação, o que mostra um forte potencial de expansão da empresa para os próximos anos. "Além do Brasil, os planos de expansão passam ainda pelo restante América Latina e pelos Estados Unidos", acrescentou.

A NDrive também pretende avançar nesses mercados com a oferta de software para celulares, com GPS, que permitam ter sistemas de navegação integrados.

A estratégia de internacionalização da NDrive inclui ainda, como não poderia deixar de ser, a China. Para tal, a empresa contratou uma fábrica em Shanzen para a produção e montagem da parte do hardware, no qual, posteriormente, será aplicado o sistema de software de navegação. "O hardware não é o nosso negócio principal, daí termos recorrido à contratação de uma fábrica na China", explica Carqueja.

Em Portugal, a NDrive espera vender 40 mil unidades de sistemas de navegação até o fim do ano, quatro vezes mais que no ano de 2006. "Temos um produto superior e diferenciado e esperamos ultrapassar o nosso mais direto concorrente, a holandesa TomTom [líder de mercado] em volume de vendas, até o fim do ano", enfatizou Carqueja.

A NDrive nasceu da cisão da InfoPortugal, tendo sido vendido 51% do seu capital (por 4,5 milhões de euros) ao grupo Impresa, do empresário português Pinto Balsemão. Os dois sócios-fundadores e detentores na totalidade da NDrive ficaram com 49% do capital da InfoPortugal, sob o compromisso de, no longo prazo, ficarem com apenas 20% do seu capital. O restante será adquirido pelo grupo Impresa, que deve assumir os 29% restantes em dezembro de 2009, segundo o acordo estabelecido entre as partes.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.