O novo CIO: cinco estratégias para realizar uma transição de liderança bem-sucedida

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Nesse novo ambiente de informação e tecnologia, lideranças exercidas por executivos de TI se tornam fator crítico para o sucesso dos projetos, por seguirem inciativas de negócios estratégicas e por oferecerem um ambiente estável que garanta resultados. Segundo o Gartner, mudanças em papéis de lideranças estratégicas, como as exercidas por CIOs, podem ter um impacto significativo no processo de qualquer iniciativa ou atividade operacional.

Para acertar no processo de transição, o Gartner indica cinco estratégias que CIOs devem integrar a seus planejamentos:

1) Autoridade – Como CIO, você sabe que o Conselho Administrativo aprovou uma determinada iniciativa porque você recebeu um e-mail ou porque a aprovação aconteceu durante uma reunião que está registrada em algum lugar em suas anotações.

Solução: Documente todos as atribuições e autorizações e guarde em locais de fácil acesso. Essa documentação formal deveria ser revista frequentemente durante sua gestão para garantir que o suporte de executivos ainda exista. Isso irá assegurar que equipes de TI e stakeholders continuem trabalhando com confiança durante eventuais transições.

2) Recursos – A continuidade pode ser interrompida quando não está claro para o novo executivo que uma iniciativa particular possui uma equipe ou orçamento designado. O esforço para obter recursos ou equipe para suportar uma iniciativa pode ser suficiente para travar atividades operacionais de rotina.

Solução: Estabeleça um orçamento claro. Isso significa que CIOs precisam garantir que iniciativas estratégicas de alta prioridade sejam identificadas especificamente no orçamento financeiro e que contem com recursos designados. Trabalhe com o CFO ou gerente de projetos para fazer isso acontecer.

3) Valor – Quando um novo CIO inicia atividade em uma companhia, o valor estratégico de certos projetos pode não ser inicialmente aparente. Isso pode levar a pausas ou até completas interrupções de iniciativas fundamentais devido à falta de clareza sobre as prioridades do negócio.

Solução: Conecte-se com executivos com influência que não sejam da área de TI para garantir que haja defesa para iniciativa fora de seu departamento e que possam explicar claramente o valor dos negócios.

Será pouco provável que um novo CIO tenha que parar projetos, desde que haja uma defesa adequada.

4) Compromisso – Para um novo CIO, os projetos mais fáceis de serem interrompidos são aqueles que ainda não começaram. Projetos pendurados na balança, os quais podem ter sido discutidos apenas em reuniões, mas não foram documentados formalmente, correm o risco de serem ignorados.

Solução: Garanta que projetos ou iniciativas importantes sejam acompanhadas de documentação contendo atividades específicas com prazos designados. Isso irá sinalizar que a iniciativa é um trabalho em progresso, com cronogramas identificados e entregáveis antecipados.

Essa estratégia irá garantir que a equipe avance com o projeto durante o período de transição, uma vez que eles terão um plano estabelecido.

5) Incentivo – CIOs estão mais propensos a seguir ou permitir que uma iniciativa continue se souberem que eles ou o time serão diretamente beneficiados, o que será visto como uma "rápida vitória".

Solução: Seja claro ao traçar as recompensas por continuar ou concluir uma determinada iniciativa. Isso irá encorajar o novo CIO e a equipe de TI não apenas a continuar o trabalho, mas também a adquirir interesse pelo seu sucesso.

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