Mercados emergentes impulsionam vendas globais de smartphones

0

A demanda contínua por smartphones baratos nos mercados emergentes impulsionou as vendas no terceiro trimestre deste ano. As vendas globais para usuários finais no período totalizaram 353 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 15,5% na comparação com igual trimestre de 2014, aponta pesquisa do Gartner.

"A disponibilidade de smartphones a um custo acessível nos mercados emergentes revela que os consumidores estão trocando seus 'telefones básicos' por smartphones devido à pequena diferença de preço. As vendas desses aparelhos nesses mercados atingiram 259,7 milhões de unidades no terceiro trimestre, um crescimento de 18,4% na comparação trimestral anual, enquanto as vendas nos mercados desenvolvidos alcançaram crescimento de 8,2% no mesmo período", afirma Anshul Gupta, diretor de pesquisas do Gartner.

O estudo destaca que no trimestre, a Samsung atualizou seus principais aparelhos, quatro meses após a renovação anterior para enfrentar a desaceleração da demanda por seus produtos top de linha, ainda competindo com os iPhones de tela grande da Apple, que continuou dominando o segmento premium do mercado de smartphones, com o lançamento dos modelos iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, na maior parte do período.

O lançamento mundial do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, acompanhado do lançamento simultâneo na China, aumentou significativamente as vendas globais do trimestre. A Huawei continua com sua dinâmica de crescimento, impulsionada pelas vendas tanto no mercado doméstico quanto no mercado mundial, especialmente na Europa, onde as vendas foram estimuladas pela crescente visibilidade da marca.

No segmento de sistemas operacionais para smartphones, o iOS da Apple continuou registrando forte desempenho, e cresceu 21% acima da média do mercado. As vendas do Android aumentaram 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado, devido aos fortes resultados mundiais da Samsung e da Huawei.

Já participação de mercado de smartphones com Windows caiu de 3% para 1,7% em relação ao ano anterior. "Apesar do anúncio do Windows 10, os smartphones com Windows continuarão representando uma pequena parcela do mercado global de sistemas operacionais móveis, enquanto os consumidores continuam atraídos pelos sistemas concorrentes. Os smartphones da Microsoft se concentrarão principalmente em agregar valor aos usuários empresariais", afirma Roberta Cozza, diretora de pesquisas do Gartner.

As vendas mundiais de celulares para consumidores finais totalizaram cerca de 478 milhões de unidades durante o terceiro trimestre, um aumento de 3,7% em relação ao mesmo período de 2014. O crescimento nos mercados emergentes ajudou a fortificar as vendas de marcas locais. Como resultado, a Micromax Informatics está entre os dez melhores fornecedores globais de telefonia móvel em todo o mundo, enquanto marcas chinesas como ZTE, Huawei, Xiaomi, TCL Communication, Oppo e BBK tornam-se cada vez mais agressivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.