Publicidade
Início Blogueria Um desafio do tamanho das Américas: a migração de dados para nuvem...

Um desafio do tamanho das Américas: a migração de dados para nuvem em uma grande empresa

0
Publicidade

Nos dias de hoje, a tecnologia cloud computing já conta com um nível de maturidade e segurança bem maior do que no seu surgimento. Essa constatação foi mostrada em uma pesquisa realizada no ano passado pela F5 Networks, empresa desoluções de application delivery networking (ADN), tecnologia que garante a entrega de aplicações que rodam em ambiente web, que apontou que mais de 80% das empresas no mundo pretendem migrar para soluções de armazenamento na nuvem.

Por isso, a Edenred Brasil acreditou que esse era o momento certo de flexibilizar suas operações e partir para um grande desafio: comandar o processo de transferência de dados para a nuvem sem interrupção das operações em todo o continente, ou seja, promover a migração para uma plataforma híbrida no território nacional e em mais nove países da América Latina. É como se quiséssemos trocar os pneus do carro com ele em movimento.

A condução deste tipo de processo requer um planejamento e acompanhamento cuidadoso, porque além da tecnologia da informação devemos considerar as aplicações, usuários e agenda de projetos e processos das organizações, inclusive dos fornecedores. E toda a mudança deve ser feita sem interromper as operações de benefícios e serviços de gestão de frota da empresa e seu cotidiano dos colaboradores. Um trabalho minucioso, mas intenso, que busca a melhoria e a eficiência para todas as operações do grupo.

Por isso, inicialmente, o comando geral do projeto reuniu as informações sobre todos os sistemas e analisou os dados da transição, para evitar interrupções. Foi preciso entender quais operações eram mais críticas e quais deveriam ser priorizadas. Em seguida, foi analisada a correlação entre os sistemas, a fim de evitar que estes dependessem de outras operações que não migrariam no primeiro momento.

Esse projeto base acarretou em um novo levantamento de informações e na criação de uma outra solução, o chamado Reference Finder. Nossa equipe desenvolveu essa ferramenta que fez o mapeamento de todas as ligações e conexões em nosso sistema. A nova solução melhora a disponibilidade e a escalabilidade, além de reduzir o custo e o tempo de provisionamento das operações. Os resultados foram tão positivos, que o Reference Finder foi replicado em nossas unidades da Bélgica e da Itália. Outros países também estão adequando essa ferramenta para suas necessidades.

Todas essas mudanças implicaram em uma plataforma uniformizada, o que trouxe  um gerenciamento mais eficiente das necessidades do negócio, . Isso significa que a plataforma tecnológica será a mesma no Brasil, na França, na Ásia e na América do Norte. Não haverá diferenciação nos sistemas do Grupo. A padronização da tecnologia traz benefícios como agilidade e dinamismo na criação de soluções, gerando mais valor para a área de negócios. O conceito de nuvem  permite maior flexibilidade, com aumento ou redução do processamento das informações, e a criação de uma infraestrutura conforme as necessidades pontuais.

Sem dúvida, é o maior projeto já implementado pela área nos últimos anos. Desde 2016, quando teve início o processo, já foram transferidos 60% do legado do Brasil, o maior país do Grupo e em 2018 serão migrados os demais países da região américas: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. O objetivo é termos todas as operações tecnológicas processadas em cloud computing ainda em 2018. Este resultado mostra que com criatividade, trabalho, dedicação e esforço, a complexidade do desafio não é um entrave para a realização de um grande projeto de tecnologia.

Luiz Adolfo Gruppi Alonso, Chief Information Officer (CIO) da Edenred Brasil e Região Américas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile