Senadores democratas apresentam projeto de lei federal de proteção de dados nos EUA

0

Os representantes do partido Democrata do Senado norte-americano anunciaram nesta terça-feira, 26, um projeto abrangente de privacidade de dados, em um esforço liderado pela senadora Maria Cantwell, para regulamentar as práticas comerciais das empresas de tecnologia em nível federal.

O projeto estabelece novos direitos de privacidade para todos os americanos, ao mesmo tempo em que permitiria aos estados aprovar seus próprios regulamentos. É uma proposta ambiciosa que provavelmente enfrentará uma batalha difícil com a oposição republicana, principalmente nesse momento polêmico onde o Congresso está debruçado pelo inquérito de impeachment do presidente Trump e um próximo ano eleitoral, que se aproxima.

Os legisladores estão discutindo a legislação federal de privacidade há quase dois anos após o escândalo da Cambridge Analytica no Facebook e uma série de incidentes menores que expuseram o poder que as Big Techs exercem.

Projeto

A Lei de Direitos de Privacidade Online do Consumidor estabelece estes direitos e regulamentos:

Concede aos consumidores o direito de perguntar quais dados são coletados sobre eles, com quem essas informações são compartilhadas e o motivo para compartilhá-las.

Concede aos consumidores o direito de controlar a movimentação de seus dados, incluindo a capacidade de excluí-los ou corrigi-los.

Concede aos consumidores o direito de se libertar de práticas enganosas e prejudiciais de dados.

Requer que as empresas obtenham consentimento antes de coletar informações confidenciais dos usuários, incluindo dados biométricos e de localização.

Aprimora as habilidades de fiscalização da FTC.

Dá às pessoas o direito de processar empresas de tecnologia se sua privacidade for violada.

O direito individual de processar, também conhecido como direito privado de ação, provavelmente será um ponto de discórdia para as grandes empresas de tecnologia. Isso abre a porta para milhares de ações judiciais de consumidores individuais, em vez de permitir apenas que os órgãos reguladores ajam casos.

As grandes empresas de tecnologia, contrárias ao projeto, são favoráveis a projeto de lei que estabeleça padrões federais, para evitar o cumprimento de exigência de uma colcha de retalhos de leis estaduais. O projeto apresentado não atinge esse resultado porque permite que os estados continuem aprovando seus próprios regulamentos de privacidade.

"Isso continuará evoluindo e queremos ouvir o que os estados têm a dizer sobre isso", disse Cantwell, ao site GeekWire. "Enquanto falamos de um projeto federal maior, há muita pressão em Washington, por alguns, para ter apenas um estatuto federal, mas esse é um ponto de discussão que acontecerá nas próximas semanas".

O Comitê de Comércio do Senado discutirá a nova lei de privacidade em uma audiência de 4 de dezembro com representantes da Microsoft, Walmart, acadêmicos e grupos de direitos dos consumidores. É o primeiro passo de uma longa jornada, mas Cantwell espera que "leve a discussões mais sérias sobre como implementar isso".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.