Dois terços das grandes empresas do mundo passam por disrupção em seus setores, afirma estudo

0

Novo estudo da Accenture mostra que a disrupção na indústria já é uma realidade para a maioria das empresas no mundo, com 63% enfrentando altos níveis de disrupção. O estudo, chamado "Disruptability Index", aponta que a disrupção não é um evento aleatório e fora do controle dos líderes das empresas, e que apresenta um padrão que pode ser identificado, compreendido e antecipado.

A pesquisa analisou 3,6 mil empresas com receitas anuais de, pelo menos, US$ 100 milhões em 82 países. Os dados do Disruptability Index apontam que a disrupção já é uma realidade cotidiana para a maioria das empresas no mundo e que 44% delas apresentam fortes sinais de suscetibilidade à disrupção futura.

Como parte do estudo, a Accenture desenvolveu um "índice da disruptividade" que analisa os principais componentes deste fenômeno. Os pesquisadores consideraram a presença e penetração de mercado de empresas disruptivas, bem como seu desempenho financeiro, eficiência operacional, comprometimento com a inovação e defesas contra-ataques.

Líderes de negócios podem usar o índice para entender os motivos que levam seus setores a ocupar determinada posição. Assim, eles poderão identificar riscos e oportunidades, e preparar a resposta estratégica adequada. A Accenture usou o índice para posicionar empresas de 20 setores diferentes e 98 subsegmentos em quatro aspectos do processo de disrupção:

  • Durabilidade: A disrupção é evidente, mas não ameaça a existência das empresas, que mantêm vantagens estruturais e desempenho consistente; 19% das empresas – incluindo as de varejo automotivo e suprimentos, bebidas alcoólicas e empresas diversificadas do setor químico – entram nesta classificação.
  • Vulnerabilidade: O nível atual de disrupção é moderado, mas as empresas analisadas estão suscetíveis à disrupção no futuro devido a desafios de produtividade estruturais, como custo elevado da mão de obra; 19% das empresas – incluindo as de seguros, cuidados com a saúde e varejo de conveniência – se encaixam neste aspecto.
  • Volatilidade: Eminência de disrupção violenta e repentina; os pontos fortes de sempre se tornaram fraquezas. As empresas nesta fase (25%) incluem as do setor de tecnologia de varejo, bancos, publicidade e transportes.
  • Viabilidade: A disrupção é constante e as vantagens competitivas não duram muito por conta das constantes novas disrupções. Mais de um terço (37%) das empresas – incluindo fornecedores de softwares e de plataformas; empresas de telecom, mídia e alta tecnologia; e fabricantes automotivos – entram neste aspecto.

Onde está a sua empresa agora?

O Disruptability Index da Accenture posiciona as empresas em quatro fases do processo. Segundo o estudo, cada fase do processo de disrupção exige uma resposta estratégia específica:

  • Na fase de durabilidade, as empresas precisam reinventar seus negócios existentes em vez de tentar preservá-los. Isso significa tomar medidas para manter a liderança de custos em seus negócios principais e fazer ofertas mais relevantes para os clientes, por exemplo, tornando-as não só mais baratas, mas melhores.
  • No momento da vulnerabilidade, as empresas precisam tornar seus negócios existentes mais produtivos para que possam se posicionar para desenvolver e alavancar inovações futuras, tanto suas quanto de seus concorrentes. Por exemplo, elas devem reduzir a dependência de ativos fixos e monetizar ativos pouco usados.
  • A única forma de sobreviver ao momento da volatilidade é optando conscientemente pela mudança de rumo. Isso significa transformar radicalmente o negócio base da empresa ao mesmo tempo em que se aumenta a presença de novos negócios. Mas se essa transformação for rápida demais, a parte financeira irá sofrer; se for lenta demais, as empresas correm o risco de se tornarem obsoletas.
  • Já as empresas em estado de viabilidade precisam adotar um estado de inovação constante. Isso envolve aumentar o número de ofertas inovadoras junto a clientes existentes e a expansão agressiva para mercados adjacentes ou inexplorados com a força de sua atividade central revigorada e calcada em inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.