70% das empresas que investem em gestão de dados registram redução de custos

1

Organizações globais estão exigindo mais dos seus investimentos em gestão de dados, embora, a maioria dos executivos estime já alcançar mais de 100% do investimento feito em projetos nesta área. Estes insights foram extraídos da pesquisa da Veritas Technologies, empresa especializada em proteção de dados corporativos e armazenamento definido por software, a Value of Data.

O estudo, conduzido pela Vanson Bourne, entrevistou 1.500 decisores de TI e gestores de dados em 15 países e revelou que, apesar das empresas verem um retorno médio de US$ 2,18 para cada dólar investido no aprimoramento da gestão de dados, a maioria (82%) dos negócios estima uma resposta superior à obtida.

Quando perguntados sobre o ROI esperado, apenas 15% já o alcançaram. O número é similar ao das empresas brasileiras (9%). Porém, quando questionado sobre quanto ele excedeu as expectativas, globalmente, somente 1% tem a impressão de que isso aconteceu e, no Brasil, ninguém conseguiu ver este resultado.

Para os entrevistados, os principais fatores que impedem um retorno melhor sobre os investimentos são a falta da tecnologia correta para apoiar a gestão de dados (40%), a ausência de processos internos (36%) e o envolvimento ou treinamento inadequado de funcionários (57%). Um terço (33%) também mencionou a ausência de apoio da gestão sênior como uma barreira para alcançar um retorno ainda maior.

No Brasil, a realidade é bem similar e os pontos de maior atenção são os processos internos, apontados por 20% dos participantes, e a falta de uma gestão mais experiente (25%).

"A pesquisa deixa claro que gerir mal os dados pode custar milhões aos negócios em vulnerabilidades de segurança, perda de receita e de oportunidades. Aqueles que investem com inteligência estão vendo o potencial que os dados podem trazer, porém, infelizmente, muitos ainda não perceberam e estão ficando para trás", afirma Gustavo Leite, country manager da Veritas Brasil.

Por isso, segundo o executivo, as organizações devem se armar com habilidades para acessar, proteger e obter insights a partir dos seus dados. Ao promover uma mudança cultural na forma como os dados são gerenciados, o que inclui participação da liderança, ferramentas, processos e treinamentos, elas poderão capacitar funcionários para terem total visibilidade e controle de dados.

Aqueles que estão investindo na gestão correta dos dados, já alcançaram retorno. Os participantes da pesquisa classificaram conformidade de dados aprimorada, riscos de segurança reduzidos, diminuição de custos e capacidade de impulsionar novos fluxos de receita e oportunidades de mercado, como os benefícios mais atrativos em aprimorar a gestão de dados.

Quatro em cada cinco (81%) organizações que investem no cuidado das informações já experimentam conformidade de dados aprimorada e redução dos riscos, enquanto 70% vê redução de custos. Além disso, quase três quartos (72%) estão impulsionando novos fluxos de receita ou oportunidades de mercado por investir em gestão de dados.

Por outro lado, no Brasil, quando o assunto são as novas oportunidades, 84% dos ouvidos apontam que isso só é possível com uma gestão eficiente das informações – um número 10 pontos percentuais maior do que o global.

"Enquanto casos de violação de dados e ameaças de multas pesadas por não-conformidade regulatória continuam nas manchetes, um dos maiores incentivos para investir em gestão de dados é protegê-los. Porém, muitas empresas já estão se beneficiando da capacidade de usá-los de forma mais inteligente e os que superarem suas barreiras para o gerenciamento eficaz irão colher resultados significativos na economia digital", adicionou Leite.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.