Gartner diz que remessas mundiais de dispositivos diminuirão 0,3% em 2017

0

O Gartner alerta que as remessas mundiais de PCs, tablets e smartphones deverão exceder 2,3 bilhões de unidades em 2017, um declínio de 0,3% em relação a 2016. O mercado deve voltar a crescer em 2018, com um aumento de 1,6% nas remessas (tabela 1).

A categoria Ultraportáteis (Premium) inclui dispositivos com produtos como o Windows 10 Intel x86 da Microsoft e MacBook Air da Apple. A categoria Ultraportáteis (Básicos e Utilitários) inclui dispositivos como iPad, iPad mini, Samsung Galaxy Tab S2, Amazon Fire HD, Lenovo Yoga Tab 3 e Acer Iconia One.

Tipo de Dispositivo

2016

2017

2018

2019

PCs tradicionais (Desktops e Notebooks)

220

203

195

191

Ultraportáteis (Premium)

50

59

72

82

Mercado de computadores

270

262

267

272

Ultraportáteis (Básicos e Utilitários)

169

160

159

158

Mercado de dispositivos de computação

439

424

427

432

Celulares

1.893

1.904

1.936

1.934

Mercado potal de dispositivos

2.332

2.326

2.362

2.36

Tabela 1

"No geral, o crescimento de remessas do mercado de dispositivos está estável pela primeira vez em muitos anos", afirma Ranjit Atwal, diretor de Pesquisas do Gartner. "As remessas de PCs são ligeiramente mais baixas, enquanto as de smartphones estão um pouco maiores — levando a uma reconsideração da leve queda nas vendas da previsão anterior."

O declínio no mercado de PCs está diminuindo

As remessas de PCs estão em ritmo de queda de 3% em 2017, mas a taxa de declínio é menor do que nos últimos anos, atenuada pela compra de substituição do Windows 10. Os preços de componentes como memória DRAM e discos rígidos SSD continuam a aumentar, criando turbulência para o mercado global de computadores e — em menor escala — para o de smartphones. O impacto do preço dos componentes de PCs será reduzido para os compradores, já que os fabricantes absorvem parte do custo em suas margens, com receio de possível redução de sua participação em um mercado competitivo.

"Os consumidores de computadores continuam a priorizar a qualidade e a funcionalidade em vez do preço", diz Atwal. "Muitas organizações estão chegando ao final de seus períodos de avaliação para o Windows 10 e agora estão aumentando a velocidade com que adquirem novos PCs, já que é possível ver benefícios claros de uma melhor segurança e um hardware mais novo."

As remessas globais de smartphones crescerão 5% em 2017, atingindo aproximadamente 1,6 bilhão de unidades. Os gastos dos usuários finais continuam a mudar de telefones utilitários de baixo custo para smartphones "básicos" e "premium" com preços mais elevados. O mercado de smartphones agora é mais dependente de novos dispositivos que oferecem algo diferente, uma vez que os usuários estão ampliando seus ciclos de compras e precisam ser atraídos para a substituição.

"O Samsung S8 e o S8 Plus tiveram um forte impacto até o momento em 2017, com usuários afetados por problemas de bateria do Note 7 no final de 2016. Esse bom começo aponta para uma recuperação da Samsung", comenta Roberta Cozza, diretora de Pesquisas do Gartner. "O crescimento contínuo de smartphones premium neste ano será altamente dependente da edição de aniversário do iPhone da Apple, que deve trazer atualizações de design e de funções mais profundas do que as últimas versões. Os anúncios recentes da Apple indicam que algumas novas tecnologias e funcionalidades também podem aparecer no próximo lançamento do iPhone em áreas como realidade aumentada e aprimoramento do aprendizado de máquina."

O mercado de smartphones "básicos" deverá registrar 686 milhões de remessas em 2017, um aumento de 6,8% em relação a 2016. "Os consumidores já aceitam maior valor agregado pela alta capacidade dos aparelhos básicos em comparação com os dispositivos utilitários de baixo custo. Portanto, os preços médios de venda dos smartphones de faixas média e alta continuam a crescer", ressalta Roberta. "Os fornecedores chineses estão atualmente impulsionando smartphones básicos com sensação e recursos premium. Assim, o mercado continuará a fortalecer a mudança de telefones utilitários de baixo custo para smartphones básicos."

Novas tecnologias não conseguem aumentar a demanda

A base total instalada para esses dispositivos é atualmente de cerca de 7 bilhões de unidades, portanto, os fornecedores estão constantemente procurando maneiras de adicionar novos recursos que possam oferecer aos seus produtos uma vantagem no mercado. Muitas tecnologias novas, como Inteligência Artificial (IA) e Assistentes Pessoais Virtuais (VPAs, na sigla em inglês), crescerão em adoção durante o período da previsão, mas é difícil ver qualquer impacto revolucionário nas versões iniciais.

"Hoje, a experiência do usuário com novas tecnologias como IA e VPAs é frequentemente abaixo do que é encontrado no restante dos dispositivos e o custo para aumentar rapidamente o padrão é proibitivo em relação aos benefícios", diz Atwal. "Em curto prazo, o mercado de dispositivos continuará a ser impulsionado por avanços incrementais na tecnologia tradicional. Mas, em três ou quatro anos, esse mercado começará a ver mudanças significativas nos padrões de uso e formato, especialmente quando a tecnologia sem fio 5G for introduzida."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.