Google entrega defesa à Comissão Europeia em que nega práticas anticoncorrênciais

0

O Google entregou nesta quinta-feira, 27, o documento de defesa da acusação de que manipula resultados de buscas para favorecer os próprios serviços, em detrimento dos consumidores, à Comissão Europeia, principal autoridade antitruste da União Europeia. A empresa negou a prática de favorecimento, argmentando que havia uma concorrência significativa no mercado de buscas online Europeu à época em que as empresas protocolaram as queixas, e que o site sempre ofereceu possibilidades de escolha para os consumidores locais.

Margrethe Vestager, chefe antitruste da União Europa, oficializou as acusações contra o Google em abril, destacando que a empresa abusou da sua posição dominante no mercado de buscas na web para beneficiar alguns dos seus serviços. A empresa detém 90% de participação no mercado de buscas da Europa, ante cerca de 65% nos Estados Unidos.

Em um post de blog da empresa nesta quinta-feira, Kent Walker, conselheiro geral do Google, rejeitou as acusações de que as atividades da companhia tenham inibido a concorrência online. Ele diz que vários rivais — incluindo grandes empresas americanas, como a Amazon e o eBay — continuam a competir com o Google nas buscas online. Walker acrescentou que, em vez de reduzir a concorrência, o Google enviou cerca de 20 bilhões de referências a outras empresas de internet na Europa durante a última década, levando a um aumento de 227% no tráfego de web para esses sites.

O executivo disse também que as buscas do Google fornecem desde resultados individuais sob medida — e específicos — até resultados gerais para consultas online. "Qualquer tentativa de alterar a forma como a empresa oferece resultados de buscas poderia prejudicar a qualidade e a relevância dessas consultas", alertou. "Acreditamos que as conclusões preliminares da objeção estão erradas, como uma questão de fato, direito e economia", disse Walker, em referência à acusação da Comissão Europeia.

"O nosso mecanismo de buscas foi projetado para fornecer os resultados mais relevantes e anúncios úteis para qualquer consulta", acrescentou Walker. "Os usuários e anunciantes se beneficiam quando fazemos isso bem. O mesmo acontece com o Google."

A Comissão Europeia irá analisar a resposta da empresa. Muitas das empresas que encaminharam reclamações ao órgão antitruste são americanas, como a Microsoft e o Yelp, bem como várias companhias de tecnologia européias, de mídia e editoras.

Mesmo com o envio das respostas pelo Google, a decisão final sobre o caso só deve sair no fim do ano, de acordo com funcionários do órgão europeu e executivos da indústria ouvidos pelo The New York Times.

As respostas do Google às acusações de práticas anticoncorrênciais surge duas semanas depois de a companhia anunciar uma ampla reestruturação, que culminou com a saída de Larry Page do cargo de CEO, e a nomeação de Sundar Pichai para o seu lugar, além da criação da Alphabet, que irá operar como holding do Google e outras empresas do grupo. A reorganização, no entanto, não alterará o caso antitruste.

O envio das respostas do Google era esperado inicialmente para o dia 17 deste mês, mas as autoridades europeias concederam prazo extra de duas semanas para a empresa enviar sua defesa.

As possíveis sanções ao Google, no caso de condenação, foram enviadas à empresa em abril e, em junho, aos concorrentes que formalizaram a queixa na Comissão Europeia, que poderá multá-la em até US$ 6,7 bilhões, ou 10% da sua receita anual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.