5G: Abratel sugere migração da radiodifusão da banda C

0

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) apresentou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma proposta formal para o futuro uso da faixa 3,5 GHz. Atualmente a frequência é usada para a transmissão de canais abertos de televisão pela banda C, recebida nas antenas parabólicas domésticas.

A frequência também é usada profissionalmente pelas emissoras de TV para os chamados links. No entanto, a faixa deverá ser repassada para a nova tecnologia padrão 5G de transmissão de dados.

O leilão do 5G está previsto para 2020, apesar de ainda não estar claro se será possível a coexistência de utilização na mesma faixa de frequência, sem que, por exemplo, o 5G interfira na recepção dos canais nas antenas domésticas de banda C, usadas em aproximadamente 22 milhões de domicílios brasileiros.

Testes feitos pela Anatel mostraram que para diminuir a interferência, haveria necessidade de instalação de filtros e novos receptores nas parabólicas domésticas. No entanto, a viabilidade e efetividade dessa alteração ainda é incerta.

A proposta da Abratel, entidade que tem entre as associadas a Rede Record e a Rede TV!, é migrar a radiodifusão da banda C para a banda Ku, e utilizar recursos obtidos com o leilão do 5G para a compra e distribuição de kits de banda Ku para a população de baixa renda, que faz uso das parabólicas de banda C.

"O serviço só tem hoje 22 milhões de receptores nos domicílios por conta do custo do equipamento. A gente está falando de LNB [receptor] que custa R$ 20. O receptor melhorado [de banda C, com filtro para diminuir a interferência do 5G], ainda não foi ofertado, mas a expectativa de preço dele é da ordem de R$ 160. E ele não resolveu o problema [de interferência]", disse hoje (27) o representante da Abratel, Wender Souza, em evento que debateu a nova tecnologia 5G no Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), na capital paulista.

Segundo o superintendente da Anatel, Vinícius Oliveira Caram Guimarães, a agência ainda não tem uma posição fechada se o mais adequado seria a migração da radiodifusão da banda C para a banda Ku, ou a coexistência do 5G com a radiodifusão na banda C.

"Se o setor convergir para uma solução definitiva, ainda que seja no médio prazo, única, tendo a Abratel, a Abert [Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão], todos os envolvidos acordados em migrar os serviços [da banda C para a banda Ku], uma solução casada, orquestrada, seria o ideal para as redes móveis quanto para os radiodifusores", disse Guimarães.

De acordo com Vicente Bandeira de Aquino, membro do Conselho Diretor da Anatel, todas as hipóteses para a solução do uso da frequência 3,5Ghz pelo 5G estão sendo discutidas, mas a proposta levada para as consultas públicas será a de convivência entre o 5G e as parabólicas domésticas.

"Esse tipo de interferência, o único lugar no mundo [em] que existe é no Brasil. São assuntos que temos que maturar para chegar a denominadores comuns. Nós vamos, em pouco tempo, chegar a essa solução. Nosso edital [para o leilão do 5G] vai a consulta pública com essa previsão, de uma proposição de convivência entre o 5G e as TVRO [parabólicas domésticas]", informou. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.