Incentivos da Lei de Informática não afetam Zona Franca, diz empresário

0

O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Maurício Loureiro, avalia que a prorrogação dos incentivos fiscais previstos na Lei de Informática não vai prejudicar o Pólo Industrial de Manaus. ?Ela é uma coisa natural, uma conseqüência da manutenção dos incentivos à Zona Franca de Manaus até 2023", disse. "Ela não afeta o setor, temos empresas que produzem 5 mil computadores por mês, por exemplo, e os vende no país inteiro.?

Aprovada em 2004 pelo Congresso Nacional, a lei foi regulamentada nesta terça-feira (26/9) pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, entre os incentivos, estão a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até 2014 para empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, e redução de 95% desse mesmo imposto para empresas do Sul e Sudeste do país.

Na avaliação do coordenador do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Industriais da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Rogério Azevedo Pereira, e do gerente de projetos corporativos do Instituto Genius, Mário Ferreira Filho, a regulamentação é uma boa notícia para os institutos de pesquisa e desenvolvimento da Amazônia e do país.

A avaliação é que dos 5% que devem ser aplicados pelas empresas em troca do abatimento do IPI, pelo menos 0,8% deve ser destinado a institutos e universidades localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.