Outsourcing de impressão no Brasil cresceu 42,5% em 2005

0

Análise da IDC Brasil indica que em 2005 o mercado de outsourcing de impressão registrou crescimento histórico desde seu início no país, chegando a um aumento de 42,5% sobre 2004. No total, foram quase 8 bilhões de páginas impressas com tal serviço no ano passado.

Segundo Luciano Crippa, analista da consultoria, os motivos para este crescimento são vários. ?Podemos destacar os grandes contratos firmados no ano passado pelos setores de manufatura e financeiro, bem como a queda do preço dos equipamentos causada tanto pela baixa do dólar como pela estabilização econômica, e o acirramento da disputa entre os fornecedores?.

Para o analista, a adoção desse tipo de serviço tornou-se prioridade nos últimos anos pela promessa de redução de custos, e isso atrelado ao maior foco no negócio também elevou o crescimento. ?Afinal, a contratação desse tipo de prática passou a ser um teste para as demais contratações de serviços terceirizados?, diz Crippa.

Segundo estudo de demanda realizado pela IDC no início deste ano, denominado IT Investment Trends, das 500 maiores empresas 41% já terceirizam a impressão. Do restante, 20% pretendem terceirizar até o fim de 2006, devendo destacar-se grandes contratos no setor financeiro e na indústria.

As tendências apontam que o outsourcing de impressão demande ainda mais, porém a saturação do serviço nas grandes companhias acabará criando abertura também nas médias empresas, além de queda no valor dos contratos, que cada vez mais agregam novas funcionalidades e serviços, como GED (gerenciamento eletrônico de documentos), workflow, entre outros.

A consultoria prevê a entrada de novas fornecedoras de serviços nesse mercado, com antigos distribuidores ou canais de comercialização de serviços tornando-se revendas de valor agregado (VAR) na terceirização de impressão. Para a IDC, até 2010 esse segmento deve dobrar em volume de páginas impressas, chegando a 17 bilhões, e valores de dois dígitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.