Negociação salarial entre trabalhadores e empresas de TI segue indefinida

0

A terceira rodada da negociação salarial da categoria de TI terminou novamente sem acordo. Na reunião desta terça-feira, 28, os empresários do setor mantiveram praticamente a mesma proposta apresentada anteriormente, alterando apenas o reajuste dos salários de 6% para 6,2%, e dos pisos de 6,2% para 6,4%.

Nenhuma outra cláusula além do índice de reajuste salarial e dos pisos foi alterada pelo sindicato patronal, o Seprosp. A questão da ampliação do vale-refeição (VR) e da participação nos lucros ou resultados (PLR) para todas as empresas foi novamente uma das principais discussões da rodada.

"A comissão de negociação [do sindicato patronal] continua argumentando que pequenas empresas não conseguem arcar com esses benefícios. Eu volto a afirmar que este não é um setor que se mede pelo número de funcionários. Vemos diariamente pequenas empresas que possuem faturamento alto, lucratividade grande. O profissional de uma companhia que tem dez empregados deve ter o mesmo direito de todos os outros", rebate o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de TI do Estado de São Paulo (Sindpd), Antonio Neto.

O dirigente sindical diz que esses índices estão muito abaixo do que o trabalhador precisa e merece. "Não aceitaremos um acordo que não seja condizente com a participação dos trabalhadores nesse crescimento e na lucratividade das empresas", afirma.

Diante do impasse, uma nova reunião foi agendada para a próxima sexta-feira 31. A diretoria do Sindpd também se reunirá para discutir a evolução da negociação salarial e possíveis medidas a serem tomadas caso os empresários não melhorem a proposta.

Proposta do sindicato patronal (Seprosp)

· Reajuste salarial de 6,2%;

· 6,4% de reajuste nos pisos salariais;

· Vale-refeição de R$14 para empresas com mais de 50 empregados;

· Obrigatoriedade de apresentação de proposta de participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) para empresas com mais de 30 empregados.

Contraproposta Sindpd

· Reajuste salarial de 9,3%;

· 10,8% de reajuste nos pisos salariais;

· Vale-refeição de, no mínimo, R$17 para todos os trabalhadores de TI, sem desconto;

· Obrigatoriedade de apresentação de proposta de PLR para todas as empresas de TI do estado de São Paulo;

· Assistência médica para o trabalhador e dependente sem qualquer ônus;

· Inclusão de dez novos pisos salariais, abrangendo cargos como administradores de banco de dados, programadores e analistas de sistemas;

· Jornada de trabalho de 30 horas semanais para assistentes de apoio ao usuário, operadores de: help desk, call center, teleatendimento e assemelhados. Além de descanso de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados; licença maternidade de 180 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.