Webmotors e Santander Financiamentos lançam plataforma de gestão com inteligência artificial

0

Uma plataforma baseada em inteligência artificial, que integra as soluções do portal Webmotors e da Santander Financiamentos em um único ambiente. Esta é a Cockpit, uma ferramenta lançada para que as revendas de veículos possam melhorar a gestão e simplificar o processo de comercialização do bem.

O Cockpit permite ao lojista, por exemplo, verificar se o comprador tem crédito pré-aprovado para a aquisição do automóvel, saber quantos clientes estão aguardando resposta, além de acompanhar a performance do negócio, criar uma agenda com as atividades diárias e gerenciar leads de vendas (propostas enviadas pelo consumidor final). "O sistema assegura ao lojista uma gestão inteligente do estoque e disponibiliza informações essenciais para melhorar a performance de vendas", explica Luiz Fernando Diniz, diretor de Produtos da Webmotors.

O lançamento da ferramenta marca uma nova etapa para as duas empresas do grupo Santander que atuam no setor automotivo e, mesmo líderes em suas áreas de atuação – classificados e financiamentos – querem ampliar sua participação de mercado.

O Santander Financiamentos, por exemplo, encerrou fevereiro com 23,6% de market share ante 20,8% registrado em igual período do ano anterior. O avanço é impulsionado, principalmente, pela plataforma Mais Negócios, pioneira na digitalização completa do processo de financiamento de veículos. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram feitas mais de 1,1 milhão de simulações de compra/mês no aplicativo.

Para garantir que o empresário tenha sempre as melhores informações em mãos, o Cockpit utiliza algoritmos avançados de ciência de dados, como inteligência artificial, machine learning, big data e CRM. O resultado é uma experiência rápida e segura para as pessoas que querem adquirir um veículo, enquanto o lojista ganha um aliado poderoso no processo de venda. Outro diferencial da plataforma é a possibilidade de integração com anúncios realizados em diferentes players do mercado.

Outra funcionalidade da plataforma é o CRM, que garante a melhor conversão de vendas e gestão ao lojista e o ajuda a priorizar potenciais compradores com base na probabilidade de efetivação do negócio. Tecnologias como inteligência artificial e algoritmos de machine learning também são utilizadas pelo sistema para ler os dados do histórico de navegação e fornecer os melhores resultados na recomendação de veículos, de acordo como perfil do cliente e disponibilidade do bem no pátio do lojista. O sistema tem capacidade de aprendizado contínuo e ajusta seus métodos automaticamente quando melhores ganhos são identificados.

A recomendação está disponível numa régua de comunicação personalizada, que aumenta o engajamento de acordo com o estágio em que o cliente está no ciclo de compras. Isso possibilita aos lojistas concentrar esforços onde existe a real necessidade.

O Cockpit também disponibiliza uma funcionalidade chamada AutoGuru, capaz de prever a melhor compra e venda para o lojista e responder a perguntas como: Qual a margem ideal para vender/comprar o veículo? Qual melhor sortimento de veículos para o pátio? Qual o melhor tempo de pátio? Ou seja, a ferramenta funciona como um auxiliar de decisões, ao qualificar o estoque de veículos de uma revenda de acordo com a sua demanda, preferências do público que compra pela região e análise das lojas concorrentes próximas.

Além disso, a tecnologia de big data permite comparar o pátio de veículos com o de lojas rivais, orientar o vendedor se o veículo está com preço acima ou abaixo da concorrência, quantidades disponíveis no estoque, idade média, quilometragem, entre outras funções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.