40% do juristas acreditam que IA substituirá funcionários em escritórios de advocacia

0

Com o intuito de medir como a Inteligência Artificial pode auxiliar os advogados no Brasil na decisão dos rumos dos processos jurídicos, a ProJuris, empresa que desenvolve softwares para gestão jurídica, realizou um levantamento relâmpago que aponta como a tecnologia pode contribuir na vida desses profissionais. A pesquisa, feita por meio de um questionário online, teve a participação de aproximadamente 200 advogados de todas as regiões do País.

Segundo o relatório, 65% dos advogados estão buscando no momento algum tipo de solução ligada a IA para o seu negócio. Além disso, 52% acreditam que com essa tecnologia haverá ganho de tempo para analisar grandes volumes de documentos e evidências.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que permite uma máquina (um software, por exemplo) simular o raciocínio humano, interpretando um grande número de documentos e processos cognitivamente para encontrar padrões. Por isso, muitos profissionais, incluindo os advogados, tem dúvidas sobre até que ponto essa tecnologia pode substituir o ser humano.

No levantamento realizado pela ProJuris, 86% dos entrevistados acreditam que IA não vai substituir os advogados. Porém, 40% acreditam que a tecnologia deve substituir algum funcionário em escritórios de advocacia no Brasil. Quando perguntados sobre a substituição das secretárias, 60% dos advogados entendem que isso não deve acontecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.