Ford anuncia parceria com a Lyft para popularizar carro autônomo

0

A Ford anunciou uma parceria com a Lyft, principal empresa de carona compartilhada por aplicativo dos Estados Unidos, como forma de abrir caminho para a popularização dos carros autônomos e torná-los acessíveis à população. A ideia, no futuro, quando um cliente abrir o aplicativo da Lyft num período de alta procura, será possível despachar um carro autônomo para levá-lo até o seu destino de forma rápida e segura.

"Não há dúvida de que os veículos autônomos vão impactar o modo como as pessoas e os bens serão transportados no futuro. Mas a magnitude desse impacto, e a rapidez com que eles serão introduzidos na sociedade, depende em grande parte do trabalho conjunto das empresas, do governo e do público", explica Sherif  Marakby, vice-presidente de veículos autônomos e eletrificação da Ford.

Segundo ele, a Ford continua a avançar no desenvolvimento da tecnologia do carro autônomo, com o sistema de direção virtual da Argo AI, ao mesmo tempo em que está preocupada em criar a infraestrutura e os sistemas necessários para viabilizar esse serviço.

A parceria combina a capacidade das duas empresas: a Lyft conta com uma base formada de clientes, uma demanda crescente de viagens e um forte conhecimento do fluxo de transporte nas cidades, e a Ford tem experiência no desenvolvimento da tecnologia de carros autônomos e produção em escala. Além disso, ambas possuem experiência no gerenciamento de frotas e "big data".

Esse compartilhamento de informações vai ajudar na tomada de decisões estratégicas para o futuro, como, por exemplo: como conectar a plataforma de tecnologia com novos parceiros para despachar um veículo autônomo, em que cidades implantar o serviço e o tipo de infraestrutura necessária para manter a frota disponível.

"Alguns veem a oportunidade dos veículos autônomos como uma corrida para ser o primeiro. Mas estamos concentrando nossos esforços na construção de um serviço baseado nas necessidades e desejos reais das pessoas. Colocamos uma alta prioridade na segurança para que os clientes confiem na experiência que a nossa tecnologia vai oferecer um dia", completa Marakby.

Nessa fase de desenvolvimento, a Ford terá veículos com motoristas humanos operando na rede da Lyft para testar a compatibilidade da sua plataforma de tecnologia com o serviço. Os times de desenvolvimento das duas empresas estão trabalhando juntos na programação para que os sistemas possam se comunicar. O objetivo é que os clientes não percebam nenhuma diferença ao usar o serviço.

A Ford também vai conectar seus veículos autônomos de teste à rede da Lyft, mas não pretende transportar clientes até ter certeza de oferecer uma experiência confiável e positiva com a nova tecnologia. Quando ela estiver pronta, os carros autônomos vão operar junto com a atual base de motoristas da Lyft para atender os clientes nos momentos de maior procura.

"Esperamos que a parceria com a Lyft acelere os nossos esforços para construir um negócio de veículos autônomos seguro e sustentável. Com a rede e experiência da Lyft e a nossa capacidade de escala em veículos autônomos, queremos desempenhar um papel importante para popularizar os benefícios dessa tecnologia."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.