Espionagem põe em risco manutenção de acordo da rede Swift entre EUA e bloco europeu

0

As atividades de espionagem das comunicações da população e de chefes de governo europeus da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, que vieram à tona na última semana, além do risco de desdobramentos políticos imprevisíveis, poderá levar também à suspensão do acordo Swift entre os EUA e os membros do bloco europeu. A rede Swift, maior mecanismo de serviços de mensagens financeiras, prevê a troca de informações bancárias entre as partes para o combate ao terrorismo.

A decisão pode ser tomada na reunião de representantes europeus com os norte-americanos, que começou nesta segunda-feira, 28, e vai até quarta-feira, 30 em Washington, nos EUA. O encontro visa esclarecer as atividades de monitoramento de comunicações da população e de chefes de governo europeus. De acordo com denúncias feitas pela imprensa internacional, houve espionagem na França, na Alemanha e na Espanha.

Os chefes de governo de todos os países expressaram insatisfação em relação às suspeitas e cobraram explicações do governo americano. Na sexta-feira, 24, durante encontro entre líderes europeus em Bruxelas, na Bélgica, foi decidido e envio de uma delegação da União Europeia aos EUA.

De acordo com o chefe da delegação, o membro do Comitê de Liberdades Civis do Parlamento Europeu Claude Moraes, a prioridade do encontro é reunir informações relevantes e evidências de fontes americanas. "Teremos a oportunidade de discutir diretamente com os EUA as supostas atividades de monitoramento de autoridades norte-americanas e qualquer impacto que podem ter em temos de violação do direito fundamental à privacidade que os cidadãos europeus têm", disse.

"Os direitos dos cidadãos europeus não podem ser tratados como de menos importância do que os [direitos] dos [cidadãos] norte-americanos", observou o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento Europeu, Elmar Brok, membro da delegação.

Os representantes da União Europeia vão à Casa Branca na quarta-feira para um encontro com a diretora sênior para Assuntos Europeus do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Karen Donfried. Em seguida, a delegação europeia vai às Nações Unidas (ONU), em Nova York. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.