Justiça do Trabalho obtém aprovação para criar 130 cargos de TI

0

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira, 28, a criação de 130 cargos efetivos de analista e técnico judiciário na área de tecnologia da informação, por meio de dois projetos de lei da Câmara dos Deputados.

Um deles é o PLC 65/2013, de iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que cria 15 cargos efetivos de analista e 69 de técnico judiciário no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, sediado em Campinas, no interior de São Paulo, totalizando 84 vagas.

Além de haver disponibilidade orçamentária para a nova contratação, ela está amparada em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reconhece a necessidade de estruturação de um quadro de pessoal permanente especializado em TI nos tribunais.

Ao justificar o projeto, o então presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, observou que a Justiça do Trabalho enfrenta escassez de servidores capacitados na área, requisitados para dar suporte técnico à implantação do Processo Judicial Eletrônico.

Outro é o PLC 86/2013, que cria cargos efetivos TI no quadro de pessoal da secretaria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região, com sede em Belém. O projeto abre 46 vagas de analista judiciário e uma de técnico judiciário. Ao justificar a iniciativa, o relator da matéria, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), comentou que o volume de processos movimentados pelo TRT da 8ª Região cresceu 31% entre 2000 e 2010. Esta marca colocou o tribunal, segundo Flexa, entre os dez TRTs do país com maior recebimento anual de processos.

A contratação segue ainda recomendação da Resolução 90/2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aponta a necessidade de esses tribunais manterem um quadro de pessoal permanente em TI. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.