Brasil é o quinto país mais otimista com a economia, de acordo com a Grant Thornton

0

De 23º país mais otimista entre 35 economias no segundo trimestre de 2018, para a 5ª colocação no segundo semestre do mesmo ano, o Brasil se destaca no levantamento global International Business Report (IBR), elaborado pela Grant Thornton, ficando atrás da Irlanda, Finlândia, Nova Zelândia e Índia. O estudo global revela o grau de otimismo dos empresários com relação ao futuro dos negócios a partir da análise de diversos indicadores para os próximos 12 meses. Após uma reformulação, a última edição entrevistou aproximadamente cinco mil empresários, sendo 250 no Brasil.

Globalmente, 39% dos empresários entrevistados veem com otimismo os próximos 12 meses. No segundo trimestre de 2018, mais da metade dos entrevistados (54%) manifestavam esse tipo de confiança, uma queda de 15 pontos percentuais. Trata-se da menor pontuação global de otimismo registrada desde o quarto trimestre de 2016.

A queda no índice de otimismo global é impulsionada pela incerteza econômica, com um pico de 50%, um aumento de 22% em relação ao segundo trimestre de 2018. Esse aumento pode ser parcialmente atribuído a tensões geopolíticas como a guerra comercial entre EUA e a China. Apesar da desaceleração do crescimento do PIB para muitas economias avançadas, as emergentes Ásia Pacifica e a América Latina, em geral, vêm resistindo a essas incertezas.

Na América Latina, o Brasil e a Argentina se destacam com um aumento no otimismo, sendo na Argentina, passando de 8% para 27% e no Brasil, aumentando de 28% para 66%. Apesar das incertezas econômicas e a burocracia também serem apontadas com significativa elevação (63% e 66%, respectivamente), não foram suficientes para restringir o otimismo do empresariado brasileiro e as expectativas positivas de negócios.

"O Brasil é um país que atrai olhares de investidores estrangeiros e com os planos do novo governo a confiança no país aumentou. A partir da aprovação de reformas importantes e por meio de iniciativas de redução de custos da máquina pública, potenciais mudanças regulatórias, manutenção do combate à corrupção e perspectivas no aumento de concessões e privatizações, entre outros, levaram ao aumento do otimismo dos empresários potencializando a retomada de novos investimentos e transações de fusões e aquisições". afirma Daniel Maranhão, managing partner da Grant Thornton Brasil.

Os principais indicadores que atestam esse movimento são 47% dos empresários sinalizando investimentos em novas instalações, um aumento de 31 pontos percentuais, e 56% em pesquisa e desenvolvimento, um aumento de 18% em comparação com o período analisado anteriormente. 


Gráfico com comparativo do nível de otimismo dos empresários desde o último trimestre de 2016?


Globalmente, a perspectiva de aumento em exportações cresceu 3% do segundo trimestre de 2018 para o segundo semestre, alcançando 21%. Na América Latina, o percentual é de 28%. No Brasil, a expectativa de aumento nesse setor é de 35%, um aumento de 15 pontos percentuais em comparação com o segundo trimestre de 2018, e na Argentina, principal parceiro do Brasil no Mercosul, a expectativa de aumento é de 24% dos empresários.

A falta de qualificação de profissionais é citada por 48% das empresas como uma restrição ao crescimento. A preocupação dos lideres globais vem aumentando anualmente e atingiu um crescimento de 8% em comparação com o segundo trimestre de 2018. Na América Latina, o levantamento indica que 44% das empresas demonstram preocupação com a falta de profissionais qualificados em ocupar cargos que demandam habilidades digitais, no Brasil, esse número aumenta para 52%. Ainda de acordo com o estudo, nos próximos doze meses, o investimento em tecnologia é considerado prioritário para 42% das empresas. No Brasil, esse número sobe para 62%.

Setor Indicador Variação
Receita 69% -3 pp
Incerteza econômica 63% +23 pp
Empregabilidade 67% +20 pp
Rentabilidade 70% +14 pp
Preços de venda 36% -6 pp
Custos de Energia 53% 19 pp
Burocracia            66% +33 pp
Pesquisa & Desenvolvimento 56% +18 pp
Crescimento Salarial – acima da inflação 71% -11 pp
Escassez de Talentos        52% +32 pp
Exportação 35% +15 pp

Tabela com principais resultados do levantamento e índice de variação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.