Foxconn fabricará dispositivos móveis com sistema operacional Firefox

1

A Foxconn planeja produzir dispositivos móveis utilizando o sistema operacional Firefox, da Fundação Mozilla, tendo em vista a obtenção de nova fonte de receitas e a diversificação do portfólio. As informações são de pessoas ligadas à companhia ouvidas pelo jornal The Wall Street Journal, que também descartaram a possibilidade de a fabricante, uma das principais fornecedoras da Apple, tentar emplacar um aparelho de marca própria. A parceria entre a Fundação Mozilla e a Foxconn deve ser anunciada na próxima segunda-feira, 3 de junho, em conferência em Taipei, em Taiwan. Procuradas pelo jornal americano, as empresas não quiseram comentar o assunto.

Apesar de não revelar a receita por cliente, há rumores de que a Foxconn seja extremamente dependente da produção de aparelhos da Apple, e a união com a Mozilla estaria alinhada a estratégia para se tornar menos dependente da fabricante americana e diversificar suas fontes de receita. Especialistas avaliam que até metade da receita da empresa, que no ano passado somou US$ 130 bilhões, seja proveniente da produção de iPads e iPhones. A companhia também é fornecedora de outros gigantes de tecnologia, como ZTE, Sony, e estaria buscando maior autonomia nos resultados para não ser surpreendida com a desaceleração das vendas da Apple. Estima-se que a Foxconn seja responsável pela produção de 40% de todos os dispositivos eletrônicos de consumo no mundo.

"A Foxconn não quer perder nenhuma oportunidade. Oferecemos serviços de design e montagem para a Mozilla, mesmo sabendo que seu sistema operacional é novo", afirmou uma das fontes ao jornal. A fundação quer competir diretamente com os softwares iOS, da Apple, e também o Android, do Google, no mercado de mobilidade. Em fevereiro, a Mozilla apresentou seu sistema baseado em HTML 5 e anunciou 18 operadoras as quais ofereceram suporte a seus dispositivos, que levarão sua marca. O Brasil é um dos mercados prioritários para o aparelho.

Mudanças

A Apple assinou um contrato para produção de iPhones e iPads com a chinesa Pegatron. Os termos do acordo, detalhados para o jornal por outras fontes que também quiseram se manter no anonimato, colocam a fabricante como uma das principais fornecedoras da norte-americana ao lado da Foxconn. Isso significa que a situação da Foxconn, até então responsável pela produção de  quase todos os smartphones e tablets da marca em circulação do mercado, deve ser dividida "quase que igualmente" com a nova parceira.

A Pegatron será designada a montar uma linha do iPhone a entrar em circulação no fim deste ano. Serão aparelhos menos avançados e mais acessíveis, mirando mercados emergentes. O principal motivador que levou o CEO da Apple, Tim Cook, tomar a decisão de escolher mais uma fornecedora foi a mitigação de riscos, especialmente depois de altos índices de falhas na montagem do iPhone 5 pela Foxconn que teriam causado atrasos na entrega de remessas. Além disso, a Pegatron oferece margens menores, conforme afirmam especialistas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.