INCT e UFMG desenvolvem chip de silício para aplicações industriais

0

Um projeto de pesquisa elaborado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores (INCT-Disse), em parceria com professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveu um chip de silício para leitura de sinais de fotodetectores. A ideia é que o semicondutor, 100% nacional, consiga verificar o desempenho de diversas topologias de circuitos integrados digitais e analógicos para condicionamento e leitura de sinais provenientes de fotodetectores quânticos iluminados por luz infravermelha.

Isso significa que o Chip IR1, como foi batizado, poderia ser aplicado para detecção de gases em ambientes industriais e refinarias, assim como o calor do corpo humano ou de animais por meio da tecnologia conhecida como visão noturna, por exemplo. Dentre as aplicações práticas, estão projetos de monitoramento nos setores agrícola e pecuário, além de processos industriais.

Foram seis projetistas envolvidos ao longo de cinco meses, de alunos de graduação até professores e pós-graduandos da UFMG. "CMOS é a tecnologia dominante para circuitos integrados no mundo. Hoje, os sinais dos detectores quânticos desenvolvidos no país são medidos por meio de equipamentos geralmente grandes e de alto custo", explica o coordenador do projeto, Davies William de Lima Monteiro. O produto em estudo tem como objetivo ser mais acessível e compatível com a tecnologia microeletrônica nacional. Atualmente, a Ceitec produz esse equipamento, que opera na faixa do infravermelho com comprimentos de onda entre 2 micrometro e 10 micrometros. Segundo o especialista, esta tecnologia apresenta potencial para aplicações militares, o que dificulta a importação de qualquer tipo de dispositivo ou sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.