MDIC lança ferramentas de apoio à exportação de serviços

0

A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS/MDIC) lançou nesta quinta-feira, 29, um conjunto de instrumentos de apoio às exportações brasileiras de serviços.

Segundo o secretário da SCS, Humberto Ribeiro, o objetivo é oferecer ferramentas para ajudar os potenciais exportadores de serviços a definirem as melhores estratégias e mercados. "As informações também podem auxiliar o governo na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas para o setor", explica.

De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), de 2003 a 2013, houve crescimento de 150% das exportações mundiais de serviços. No mesmo período, o crescimento das exportações brasileiras foi de 292%, quase o dobro da média mundial.

Além das ferramentas de apoio às exportações, a SCS divulgou as estatísticas preliminares do Siscoserv e anunciou que a partir de agosto deste ano serão consolidadas as estatísticas oficiais, que passarão a ser divulgadas com periodicidade a ser definida.

Lançado pelo governo federal no âmbito do Plano Brasil Maior, o Siscoserv é a ferramenta oficial de registro de todas as operações de exportação e importação de serviços e intangíveis realizadas por empresas situadas no Brasil. Desde a sua implantação, foram registradas mais de 6,5 milhões de operações.

A divulgação das estatísticas do programa objetiva aprimorar as ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis. O governo ainda espera que o levantamento possa orientar as estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis dos exportadores e das instituições públicas ligadas ao setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.