Anatel intervêm para garantir abastecimento de veículos usados na manutenção de redes de telecom

0

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, falou nesta terça-feira,29, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que foi concedida a prioridade para abastecimento de frota de veículos das empresas de telecomunicações. Para isso, a Agência interagiu com o Ministério da Defesa.

O combustível é importante para o trabalho de manutenção das redes, de forma a proteger a operação de infraestrutura crítica de telecomunicações. Também foi atendido o pedido de escolta de caminhões-tanque até os reservatórios de abastecimento dos geradores usados nas centrais de telecomunicações. Elas são acionadas em casos de falta de energia comercial.

Os pedidos foram feitos pelo Sinditelebrasil e enviados à Anatel que entrou em contato com o gabinete de crise federal. A Anatel está atuando nos gabinetes de crise federal e estaduais, com a participação dos 27 gerentes e servidores das unidades da Agência nos estados.

As prestadoras informaram à Anatel que estavam com seus estoques de combustível praticamente zerados e que, se não fossem tomadas medidas emergenciais, os serviços de manutenção e reparo poderiam ser prejudicados. Isso poderia prejudicar não só o consumidor individual, mas também os serviços como hospitais, bombeiros, segurança pública, que poderão ter serviços de telefone, SMS e internet suspensos por eventuais falhas.

Na última sexta-feira (25.05) foi publicado no Diário Oficial da União o decreto 9.382 que priorizou a escolta de veículos que prestem serviços essenciais ou transportem produtos considerados essenciais e medidas de proteção para infraestrutura considerada crítica (telecomunicações).

"Até o momento não houve nenhuma interrupção, mas houve a necessidade de mobilização para assegurar o transporte de combustível. Estamos a postos, acompanhando todo o desdobramento", disse o presidente da Agência.
Os gabinetes de crise federal e estadual vão continuar funcionando até o fim da greve dos caminhoneiros e a normalização da situação. A Agência continuará atuando nos gabinetes para evitar possíveis interrupções de serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.