TRT de Mato Grosso implanta sistema de gestão de audiovisual para gravação de sessões

0

O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região de Mato Grosso buscava uma solução que atendesse sua necessidade de acompanhar a modernização do Poder Judiciário, visando a tramitação mais rápida dos processos, por meio da tecnologia, bem como a transmissão online de julgamentos.

Com base nisso, o TRT mato-grossense decidiu investir em uma solução de gerenciamento de conteúdo audiovisual. Depois de muita pesquisa e avaliação das tecnologias a escolha recaiu sobre a AD-Digital, fornecedora de soluções sob medida para produção, pós-produção, gerenciamento, distribuição e armazenamento de vídeo.

Com a nova solução, composta por um sistema para armazenamento e gerenciamento de vídeos, que será utilizado para gravação de sessões do tribunal e para material de comunicação social, o TRT visa estreitar o contato com o cidadão, por meio da comunicação. A gravação digital também vai facilitar a publicação, de forma simples, no site de vídeos YouTube, além do compartilhamento do conteúdo gravado nas redes sociais.

"A área de audiovisual é relativamente nova no tribunal e, ao ampliarmos nosso volume de produção, notamos que seria necessário ter uma lógica eficaz de uso e armazenamento. A primeira fase de vídeos diversos ainda eram guardados em DVDs e HDs, as parcerias firmadas com emissoras no estado para produção constante de matérias de TV e o desejo de se arquivar as sessões de julgamento e outros eventos, como documentos históricos, o aumento do conteúdo foi significativo e a nossa medida, mesmo antes de implantar um estúdio definitivo de TV, foi implantar um sistema de armazenamento e gerenciamento de conteúdo, por isso, encontramos na AD-digital a solução mais adequada", explica Leandro Wick Gomes, da Coordenadoria de Comunicação Social do TRT de Mato Grosso.

Entre as mudanças e benefícios obtidos, Gomes destaca a otimização do tempo e descentralização das ações. A solução de Ingest de sinal de vídeo SD/HD SDI, simplifica o fluxo de trabalho, pois a gravação dos dados capturados já possibilita a inserção de meta dados e facilita a criação de subpastas, favorecendo ao operador a escolha do local previamente definido para gravação e armazenamento. "Enquanto a equipe utiliza a rede, não há dependência de apenas uma ou duas pessoas para ajudar a organizar e realizar pesquisas para a produção de conteúdos. Aumentou a eficiência na produção de conteúdo audiovisual, diminuímos o custo de tempo, minimizamos os erros e a comunicação é mais transparente com o cidadão", explica o servidor público.

Com o amento das demandas diárias no TRT e com uma equipe reduzida, a nova aquisição possibilitou realizar bem as tarefas, pois a solução permite resgate de acontecimentos anteriores otimizando a produção do dia a dia. "Ao percebermos que temos um acervo disponível e de fácil acesso, as propostas de produção de conteúdo já tem sido mais complexas. Abriu-se a possibilidade de realizarmos documentários da história do TRT, por exemplo. Se tivéssemos que garimpar os DVDs para produzi-los, ficaria praticamente inviável pelo tempo que seria gasto e tamanho da equipe disponível", comenta Gomes.

Tecnologia amigável

Gomes diz que o sistema é simples e conta com um recurso muito eficaz na comunicação entre gestores, pois após a criação do conteúdo, a aprovação antes da publicação é realizada na própria plataforma. O sistema MAM (Media Asset Management) para gerenciamento de conteúdo, busca e catalogação, permite a colaboração eficiente entre os editores, pois entre outros fatores, o processo de transcodificação e conversão de arquivos são automáticos e o compartilhamento é simples."

Segundo ele, o TRT de Mato Grosso pretende ir mais longe e estruturar um estúdio de TV para colaborar com a Escola Judicial do tribunal em cursos de capitação à distância, por isso, o investimento inicial foi destinado ao sistema de armazenamento para viabilizar uma rotina de produção e distribuição mais abrangente, com cobertura jornalística em eventos.

"Tivemos o privilégio de ter como parceira a Ad Digital, que soube cumprir as exigências que um contrato como o setor público prevê e ainda zelar pela oferta de bons equipamentos e serviços. Com esse sistema de armazenamento, concretizamos a expectativa de trabalhar com profissionalismo, oferecendo à equipe ótimas condições para desenvolver bem o trabalho. Isso reflete no resultado, na eficiência da política de transparência e na construção da imagem do judiciário trabalhista de Mato Grosso na mídia e na sociedade", completa Gomes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.