Com investimento de mais de R$ 800 milhões, startups paranaenses geram 10 mil empregos

0

A ideia de alguns jovens, no fundo de uma garagem, trabalhando noite a fio, sem parar, ainda pode soar familiar para quem pensa numa startup, mas a realidade desse modelo de negócio é muito mais estruturada: no Paraná, são 1032 startups com quatro anos de existência em média, que já receberam mais de R$ 800 milhões em investimentos e empregam mais de 10 mil pessoas.

Os números são de um levantamento inédito do Sebrae/PR, apresentado durante o Conecta 2019, neste sábado,27, em Curitiba.

O balanço mostra, ainda, que a maior parte das startups paranaenses são do segmento de saúde e agronegócio, com 121 e 119 empreendedores, respectivamente, mas, há setores emergentes no ecossistema, como o de tecnologia e energia verde, que já tem 51 empresas, e o segmento pet, com sete.

"Esse relatório é importante para identificar a densidade de startups e os segmentos mais promissores. Esses números nos dão a base para que possamos potencializar ações, estabelecer políticas e fazer com que essas 1032 startups que identificamos cresçam dentro desta nova economia", pondera o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Agostini.

Com 1,5 mil participantes, a quinta edição do Conecta foi um indicativo do crescimento desse modelo de negócio no Estado, que tem agregado um número crescente de empreendedores e já responde por 8% de todas as startups do País. A região Leste, onde está Curitiba, é a que tem o maior número de empreendimentos (385), seguida pelo Norte (202) e o Sul (128).

"Falamos muito da nova economia do Paraná, que é a economia do conhecimento, da inovação. Então, quando você soma as 1032 startups às pequenas empresas de alto potencial de crescimento e às pequenas empresas inovadoras, o número passa a algo em torno de 4 mil. É algo extremamente relevante, todo ecossistema está gerando mais ocupações qualificadas e com média salarial maior", completa Agostini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.