Vendas de sistemas de videoconferência e telepresença mantêm queda no 2º tri

0

O mercado mundial de sistemas de videoconferência e telepresença registrou queda no segundo trimestre. As vendas tiveram recuo de 10,7% entre abril e junho na comparação com o mesmo intervalo de 2012, segundo dados da IDC. Durante o período, a receita do segmento foi de US$ 532 milhões, cifra 34,3% menor que obtido no quarto trimestre de 2011. De acordo com a consultoria, este é o segundo trimestre consecutivo de declínio nas vendas.

Com relação ao segmento de telepresença com tecnologia multi-codec imersiva o mercado continuou a registrar queda no segundo trimestre, de 32%, comparado ao ano anterior. Já o segmento de infraestrutura de videoconferência caiu 20,4%, na mesma base de comparação. Por outro lado, os sistemas de vídeo em desktops contabilizaram receita 7,7% maior em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Regionalmente, os mercados da Ásia-Pacífico e América Latina foram os que registraram as maiores quedas no período, de 14,1% e 11,3%, respectivamente. A região que engloba a Europa, Oriente Médio e África (EMEA) também apresentou queda, de 8,8%.

A Cisco Systems manteve a liderança no mercado de sistemas de videoconferência e telepresença no segundo trimestre, com 41% de market share, embora tenha apresentado queda de 7,5% na receita. Do mesmo modo, a Polycom viu sua receita cair 14,8% na comparação trimestral anual e agora detém 29,2% do mercado, na segunda colocação. A Huawei aparece na sequência, com 7,6% de participação.

"A situação macroeconômica, incluindo a recessão na Europa e os cortes de orçamento nos EUA, produziu um cauteloso ambiente de gastos de TI no primeiro semestre do ano, com a perspectiva de gastos não muito promissores para o segundo semestre", afirma Rich Costello, analista sênior de infraestrutura de comunicações corporativas da IDC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.