Profissionais do mainframe acreditam que plataforma será base para a transformação digital

0

Pesquisa feita com 1000 executivos e profissionais técnicos indica que parte do universo de TI formam uma espécie de fã clube do mainframe. A 12ª Pesquisa Anual de Mainframe insinua que mesmo que muitas organizações continuem a adotar tecnologias multi-cloud como parte de suas profundas transformações, o mainframe continua sendo um relevante e crescente hub do data center para muitas delas.

91% dos respondentes globais preveem que as cargas de trabalho do mainframe continuarão a crescer, sendo que no Brasil o número chega a 96%. Além disso, 51% dos respondentes globais afirmam que mais da metade de seus dados estão no Mainframe. No Brasil, 43% dos entrevistados afirmam o mesmo.

Este ano, 44% dos entrevistados globais indicaram que equipe e habilidades são desafios-chave por conta de mudanças na força de trabalho e 36% dos respondentes globais indicaram que esta será uma prioridade no próximo ano. No Brasil, a porcentagem foi de 32%.

Para os respondentes brasileiros, as quatro maiores prioridades são: redução de custo/otimização (58%); modernização das aplicações (55%); disponibilidade das aplicações (36%); melhoria da automação/análise operacional (35%).

Segundo a pesquisa, as principais aplicações em execução no Mainframe são sistemas transacionais, big data e analytics, e as organizações continuam se concentrando em aumentar a disponibilidade.

Nos resultados deste ano, 47% dos executivos globais indicaram que irão crescer e atrair novas cargas de trabalho.

Como perfil de profissionais, a pesquisa revela que 53% dos respondentes globais têm menos de 50 anos. No Brasil, os profissionais de Mainframe abaixo de 50 anos chegam a surpreendentes 82%

Dentre os que possuem menos de 30 anos, a porcentagem global é de apenas 7%, contra 25% no Brasil. Este dado demonstra que a geração Y brasileira está muito entusiasmada com o futuro do Mainframe.

69% dos respondentes globais do grupo de meio de carreira (idades entre 30 e 49 anos com um a dez anos de experiência), observam crescimento nas cargas de trabalho de seus Mainframes e consideram que a plataforma tem uma posição forte de crescimento no setor, de forma geral.

O estudo ouviu 1.069 profissionais entre 16 de maio e 4 de junho de 2017. A pesquisa foi aplicada mundialmente, de forma online, e oferecida em seis idiomas: inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e português. 62% dos respondentes eram profissionais técnicos e gerentes, 34% eram executivos e 4% exerciam outras funções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.