TIM avalia uso de 850 MHz para WCDMA no futuro

0

Uma possível utilização no futuro da faixa de 850 MHz pode ser a terceira geração (3G) em WCDMA, afirmou o presidente da TIM, Mario Cesar Araujo.

O assunto é estudado por técnicos da operadora, que possui licença para usar essa freqüência em diversos Estados brasileiros nos quais montou redes TDMA nas bandas A e B, como Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e o Nordeste do País.

Conforme usuários de TDMA migram para GSM, o espectro em 850 MHz vai ficando menos sobrecarregado. Além disso, como lembra o presidente da TIM, essa faixa de freqüência mais baixa requer menos antenas que em 1,9 GHz.

Porém, seria necessário oferecer celulares que funcionassem em diversas freqüências, para garantir o roaming. ?Há uma operadora americana que já utiliza WCDMA em 850 MHz?, citou Araújo, referindo-se à Cingular.

Hoje a TIM ainda tem cerca de 3,6 milhões de usuários TDMA. O executivo não soube precisar a partir de que momento seria possível dividir a faixa de 850 MHz para operar ao mesmo tempo TDMA e WCDMA. É importante destacar que não há qualquer definição a respeito do assunto por enquanto na operadora. Trata-se apenas de uma possibilidade em estudo.

O presidente da TIM criticou no ano passado reiteradas vezes o que considera ser um lançamento prematuro da 3G no País. Em entrevista durante a Futurecom, em outubro passado, sugeriu que o Brasil só deveria investir nessa tecnologia por volta de 2008 ou 2009, alinhado com China e Rússia. ?Se esperarmos um pouco mais poderemos lançar a 3G turbinada, o HSDPA?, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.