Mercado brasileiro de call center deve crescer menos de 4% neste ano, aponta consultoria

0

A desaceleração da economia deve ter impacto no ritmo de crescimento do setor de call center brasileiro. A estimativa é que o mercado movimente R$ 45,6 bilhões neste ano, incluindo operações terceirizadas e internalizadas, o que representa uma expansão de apenas 3,78% em relação a 2014, quando somou R$ 43,4 bilhões. As operações terceirizadas devem totalizar R$ 15,50 bilhões, um aumento de 3,73% — cifra pela primeira vez maior do que o das operações internas nos últimos dois anos. Os dados são de pesquisa anual realizada pela E-Consulting com 613 das mil maiores empresas de diversos segmentos e com as 50 maiores operadoras de contact center do país.

Segundo a consultoria, há um cenário de inflexão, com dois movimentos antagônicos que se sobrepõem no mercado, diminuindo volumes de investimento e retardando a agilidade nos processos decisórios, face à baixa clareza dos cenários de curto e médio prazo do setor e da economia como um todo. Por um lado, o mercado é incentivado por fatores como novas tecnologias e barateamento de acesso, que levam ao aumento de turnos e adoção de modelos de qualidade, resultando em um crescimento importante da atividade, mas também do modelo internalizado, assim como a migração de parte das operações dos grandes centros, mais caros e complexos, para outras regiões mais baratas, especialmente o Nordeste.

Dentro das linhas de ofertas tradicionais, como SAC e televendas, a previsão é de gerarem, nas terceirizadas, respectivamente, R$ 6,84 bilhões contra R$ 6,52 bilhões em 2014 e R$ 2,81 bilhões contra R$ 2,92 bilhões na mesma comparação.

Já a estimativa para recuperação de crédito ou cobrança é de um montante de R$ 3,3 bilhões em 2015, contra R$ 2,92 bilhões no ano passado. Outras linhas neste ano incluem: R$ 1,1 bilhões para serviços B2B, R$ 900 milhões para as plataformas e modelos digitais/web e R$ 520 milhões para outros formatos.

Em relação aos cargos encontrados no segmento, despontam entre os mais bem pagos os de gerente de tecnologia e gerente comercial, com salários bases de R$ 9,15 mil e R$ 6,47 mil. Já a posição de operador de telemarketing configura no estudo como com a menor remuneração do setor, ganhando, em média, R$ 800 por mês.

Fórum Call Center + CRM 2015

O mercado de call center, por sinal, será tema do Fórum Call Center + CRM 2015, que acontece nesta terça-feira, 31, no WTC, em São Paulo, evento promovido por TI INSIDE Oline e organizado pela Converge Comunicações.

Experiências de grandes empresas, novas tecnologias, tendências no atendimento e relacionamento com clientes serão assuntos que fazem parte da grade de palestras de negócios do fórum. O evento também vai discutir como o mercado exige das empresas visão e habilidades para se antecipar às expectativas do consumidor, capacidade de inovação, performance, infraestrutura, qualidade de serviços e rapidez para atender os objetivos de negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.