Relatório de ameaças móveis aponta Android como principal alvo de malwares no primeiro trimestre

0

Mais de 99% das novas ameaças a dispositivos móveis descobertas pelo F-Secure Labs no primeiro trimestre de 2014 destinavam-se a usuários de Android, segundo o novo Relatório de Ameaças a Dispositivos Móveis da F-Secure. De acordo com o estudo, foram descobertas 277 novas famílias de ameaças e variantes, das quais 275 destinavam-se ao sistema operacional do Google, uma para iPhone e uma para Symbian. A título de comparação, no mesmo trimestre do ano passado foram descobertas 149 novas famílias de ameaças e variantes, sendo que 91% destinavam-se a Android.

No primeiro trimestre, também foi registrado um alto número de novos malwares para Android, o que indica que o cenário de ameaças para dispositivos móveis continua se desenvolvendo com sofisticação e complexidade. Foi observada a primeira mineração de criptomoedas, que desvia o dispositivo à mina para moedas virtuais, como Litecoin. Também foi detectado o primeiro bootkit, que afeta os estágios iniciais da rotina de inicialização do dispositivo e é extremamente difícil de ser detectado e removido. Foram encontrados, ainda, o primeiro trojan Tor e o primeiro trojan bancário Windows migrando para o Android.

O relatório indica ainda que a Grã Bretanha enfrentou o maior nível de malware a dispositivos móveis calculado pela F-Secure no primeiro trimestre, com 15 a 20 arquivos de malware bloqueados a cada 10 mil usuários, ou aproximadamente um em 500 usuários. Os Estados Unidos, a Índia e a Alemanha tiveram de 5 a 10 malwares bloqueados para cada 10 mil usuários. Jána Arábia Saudita e na Holanda, de 2 a 5 malwares foram bloqueados a cada 10 mil usuários.

A F-Secure ressalta que, dentre as atividades maliciosas mais comuns nas quais trojans móveis estão envolvidos destacam-se o envio de mensagens SMS a números com tarifas altas; instalação de arquivos ou aplicativos sem solicitação no dispositivo; roubo de dados pessoais, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.