Braskem reduz em 30% o tempo de execução de projetos com automação

0

A petroquímica Braskem, que mantém cinco empresas de engenharia terceirizadas, responsáveis pelos projetos para melhoria da capacidade, produtividade, repotencialização das plantas industriais e projetos ambientais, decidiu automatizar e melhorar a consistência desses projetos. Para tal, a companhia implantou o software de desenho multidisciplinar em 3D Plant Design System (PDS) e o INtools (SmartPlant Instrumentation), uma aplicação para a engenharia de instrumentação que permite inserir, gerenciar e manter os dados relacionados à instrumentação ao longo de todo o ciclo de vida de planta, soluções fornecidas pela Sisgraph, representante exclusiva no Brasil da Intergraph.

A Braskem conta com 15 plantas espalhadas pelo Brasil e a maioria delas tem mais de 20 anos de atividades e de produção, exigindo, por esse motivo, constantes modernizações e melhorias. Hoje, há cerca de 150 projetos em elaboração ou execução. ?A partir da formação da companhia houve ano em que realizamos mais de 400 projetos. Como nosso foco não é engenharia, e sim petroquímica, sempre contamos com empresas parceiras?, afirma Ivo Andrei Lima, especialista de projetos da Diretoria de Engenharia e Automação da Braskem.

O executivo salienta que os sistemas trouxeram vários benefícios, principalmente ligados à redução do tempo e ao aumento da qualidade do projeto. ?Houve reflexos positivos em aquisições de material e menos interferência na montagem dos projetos. Estimamos uma redução no prazo de elaboração de um grande projeto em torno de 30% e uma redução na quantidade de interferências acima dos 85%?, comemora Lima.

Como as ferramentas são utilizadas pelas empresas parceiras de engenharia, a Braskem financiou a aquisição de licenças iniciais do PDS e INtools de forma que as mesmas pudessem se capacitar e qualificar para atender ao portfólio de projetos da companhia. Atualmente existem cerca de 15 licenças do PDS e dez do Intools sendo utilizadas internamente. ?Em picos de trabalho, essa quantidade é maior e estimo que haja mais de 30 usuários treinados nas duas ferramentas?, diz Lima. Ele conta que, inicialmente, todas as empresas de engenharia se capacitaram através do programa de treinamento da Sisgraph. Hoje, além desse programa, existem algumas delas que já desenvolveram programas internos de treinamento.

?Com isso, a Braskem busca a padronização e precisão no levantamento de materiais e produtos que serão consumidos em cada projeto. As empresas contratadas emitem documentos, em determinados momentos do projeto, para que a companhia possa apreciar o andamento de cada um deles. Com o tempo isso deve evoluir para um acompanhamento em tempo real, através da internet?, prevê Fernando Luis Schmiegelow, gerente de marketing da Sisgraph.

O PDS vem sendo utilizado pelas empresas de engenharia principalmente para a melhoria da capacidade e produtividade de plantas existentes. A companhia também tem unido o modelo em 3D do PDS com a tecnologia do escaneamento a laser. Como mais de 95% dos projetos ou intervenções das instalações industriais são realizados em áreas industriais existentes, a engenharia da Braskem precisa realizar simulações de como o novo projeto vai interagir com o layout existente na fábrica.

Já o INtools é utilizado em projetos de médio e grande porte para migração da base de dados existentes para a ferramenta. O objetivo da Braskem com isso é aumentar a produtividade e reduzir o tempo de elaboração dos documentos, já que o software permite inserir, gerenciar e manter os dados relacionados à instrumentação ao longo de todo o ciclo de vida da planta.

De acordo com Lima, os dois softwares foram escolhidos visando, principalmente, a padronização e precisão no levantamento de materiais e produtos que são utilizados em cada projeto. ?Optamos pela solução da Sisgraph por atender aos requisitos de produtividade, integração multidisciplinar de dados, capacidade de geração de grandes modelos e por apresentar uma suíte de soluções mais completa. Além de ser uma tecnologia consolidada no mercado nacional e internacional?, aponta o especialista de projetos da Braskem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.