EUA e Brasil não chegam a acordo sobre interceptação de dados

0

Os Estados Unidos rejeitaram o acordo de reciprocidade proposto pelo Brasil sobre interceptação de dados, segundo informou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em visita a Washington. De acordo com o ministro, o governo dos EUA disse que não faria com nenhum país do mundo um acordo como o proposto. As justificativas norte-americanas são de que eles "atuam protegendo o mundo, têm um papel a cumprir e estão de acordo com sua legislação".

Entre outros pontos, o acordo previa que, caso algum órgão americano quisesse dados oriundos do Brasil, precisaria solicitá-los a tribunais brasileiros. Outra colocação de Cardozo foi que só fossem solicitados dados que pudessem provar comportamentos ilícitos das pessoas, excluindo o uso de informações para fins políticos e econômicos.

Segundo o ministro, o governo norte-americano está disposto a discutir alguns pontos do acordo, mas não se sabe quais. Cardozo ressaltou que aceita a manutenção do diálogo, desde que as conversas sejam objetivas, e esclareceu que as negociações não excluem uma iniciativa brasileira de levar o assunto a fóruns internacionais.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já ventila há algum tempo levar uma representação formal à Organização das Nações Unidas (ONU) e há algumas semanas, em audiência pública na Câmara dos Deputados que tratou do assunto, disse que o Brasil não ficou satisfeito com as explicações fornecidas pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em visita ao Brasil. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.