81% dos líderes de TI têm medo de perder os avanços da nuvem, revela pesquisa

0

Commvault conduziu uma pesquisa em parceria com a empresa CITO Research, revelando que 81% dos profissionais C-level (CEOs, CIOs e CTOs) e líderes de TI  estão extremamente ou muito preocupados em perder os avanços na nuvem. Este receio por parte dos executivos ganhou o nome de Cloud FOMO (Fear of Missing Out, na sigla em inglês).

De acordo com o estudo, a Cloud FOMO tem conduzido os líderes ao rápido avanço de suas estratégias da nuvem. Para 93% dos entrevistados, pelo menos um de seus processos internos está em fase de transição para a nuvem. Além disso, 56% declararam que já moveram ou pretendem mover não apenas alguns, mas todos os processos para a nuvem.

"Os resultados confirmam que a Cloud FOMO é real, principalmente, para os profissionais líderes de TI que lidam diretamente com valor desta nova fronteira em suas organizações: desde o aumento dos resultados da tecnologia até o desenvolvimento estratégico para aumentar a agilidade comercial", afirma Dan Woods, CTO da CITO Research. "A pesquisa ainda indica que a migração em direção à nuvem está em pleno vigor, mesmo que as empresas tenham dificuldade em entender quais são os recursos que ela oferece. A proteção e recuperação de dados é destacada como uma área fundamental, na qual a nuvem impacta significativamente os negócios", salienta.

"Implementar tecnologias em nuvem continua a ser uma maneira eficaz de avançar na transformação digital do negócio. Tanto os executivos C-level, quanto os líderes de TI estão legitimamente preocupados em manter o desenvolvimento da nuvem", pontua Don Foster, diretor sênior de marketing de soluções da Commvault. "Para serem inovadoras nesta transformação, as organizações de todos os tamanhos devem compreender claramente a tecnologia em nuvem, a qual permite meios pragmáticos e eficientes de desenvolvimento movidos, gerenciados, protegidos e usados ??com mais eficiência na nuvem, no local ou em um provedor de nuvem".

Foster ainda complementa que "a partir dessa pesquisa, é possível notar que a Cloud FOMO existe e retrata algo que a Commvault vem observando em sua crescente base de clientes: eles nos veem como um parceiro estratégico e confiável por ofertar a única plataforma de gerenciamento de dados disponível no mercado, permitindo que eles movam, gerenciem e utilizem dados físicos locais e na nuvem".

De acordo com a pesquisa, 75% dos líderes empresariais consideram a proteção e o backup de dados como um dos projetos em nuvem mais impactantes para seus negócios. No entanto, apesar de tê-los como a aplicação mais impactante para a nuvem, 63% deles mostram-se muito preocupados sobre estar preparado para remover dados rapidamente da nuvem. "Nossa experiência deixa claro que essas preocupações provêm das empresas que compreendem que precisam mais do que simplesmente ferramentas nativas para backup de nível básico", emenda Foster. "Os clientes estão cada vez mais conscientes de que precisam de backup e recuperação holísticos, garantindo que seus dados estejam protegidos e sejam passíveis de recuperação, seja in loco ou na nuvem".

A pesquisa destaca ainda os seguintes pontos:

  • As maiores barreiras que impedem mover mais aplicativos e dados para a nuvem:

*68% atribui ao volume de dados;

*65% investe no desenvolvimento de suas equipes e na aquisição de talentos para apoiar a migração;

*55% cita políticas relacionadas a dados locais e na nuvem como os principais obstáculos.

Investimento de migração para nuvem:

* 87% dos líderes empresariais planejam destinar mais dinheiro para a nuvem no próximo ano, ao passo que apenas 4% preveem reduzir investimentos.

Segurança e recuperação de dados:

*91% afirmam terem implementado proteção de dados para SaaS ou aplicativos baseados em nuvem.

Principais razões do cliente para migrar para a nuvem:

* 33% focam na agilidade do negócio;

* 22% na economia de custo;

  • 20% visam a inovação e o desenvolvimento de novos aplicativos, produtos e serviços.

Para os executivos entrevistados, a jornada para a nuvem é tão positiva, quanto importante. Apenas 1% descreveu sua jornada para a nuvem como frustrante, 13% a considera cara e 51% inovadora. Para 35% dos pesquisados, a jornada rumo à nuvem é algo emocionante.

A pesquisa realizada pela Commvault e a CITO Research envolveu 100 executivos C-level e líderes de TI dos Estados Unidos em indústrias como tecnologia, finanças, manufatura, saúde, varejo e telecomunicações, com o objetivo de obter uma melhor compreensão sobre suas perspectivas gerais e estratégias de negócios relacionadas à nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.