66 mil estudantes de Barueri iniciam as aulas com tecnologia do Google for Education

0

A cidade de Barueri, na grande São Paulo, implantou do Google for Education para os 66 mil alunos da rede pública municipal de ensino. A Prefeitura também adquiriu 10.750 Chromebooks, 11.900 óculos de realidade virtual e 110 terminais para videoconferência.

Outra novidade é que os chromebooks, usados em sala de aula e nos laboratórios, são movimentados pela escola através dos 361 carrinhos especiais com tomada e wifi.

A iniciativa beneficia também os 3.500 professores da rede, que receberam nos últimos meses formação em transformação digital através da empresa Colaborativa, uma das principais parceiras do Google for Education no Brasil, com uma metodologia única de fluência digital no aprendizado.

O projeto teve o seu start em uma cerimônia de apresentação, que aconteceu em 30 de novembro de 2018 e contou com a presença de autoridades de Barueri, gestores da Educação e representantes do Google e da Colaborativa.

Em dezembro de 2018, foram realizados encontros com os professores para explicar o programa, seus objetivos, o que estava por vir e, desta forma, alinhar as expectativas dos participantes e da Secretaria de Educação. 

As formações foram aplicadas aos setores-chave da rede e em seguida à rede de professores do município, incluindo Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II, a partir de encontros presenciais e atividades remotas.

O projeto Google For Education na rede Municipal de Barueri foi implementado e concluído em abril de 2019 e está em amplo funcionamento nas salas de aula.

Benefícios para os alunos e professores

A Colaborativa destaca como benefícios para o aluno:

* O aumento do interesse e da motivação em aprender e explorar conteúdos;

* Redução no número de faltas de alunos, principalmente em dias de uso dos chromebooks;

* Inclusão de alunos com dificuldade de aprendizado, promovendo a integração e a sociabilização;

* Fomento de trabalho em equipe e colaboração;

* Melhoria das oportunidades de trabalho através do contato com recursos tecnológicos atualizados e inovadores.

Para os professores:

* Ganho significativo em fluência digital;

* Oportunidade de atualização e crescimento profissional através das formações realizadas;

* Ampliação do repertório na transferência de conhecimento em sala de aula;

* Ganho de produtividade através de recursos que permitem automatizar atividades do dia a dia, permitindo que o professor tenha mais tempo para se focar no desenvolvimento de novos materiais e preparação de aula e inspiração para criação de novas práticas e dinâmicas em sala de aulas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.