MasterCard testa sistema de pagamentos biométricos e faciais na Europa e Estados Unidos

0

A Mastercard começou a testar este mês um novo método para aprovar transações online feitas com cartões de crédito que utiliza impressões digitais e o reconhecimento facial através de câmeras do smartphone. O funcionamento é simples: cliente da bandeira tira uma selfie antes de fechar a compra, usando o próprio rosto como senha, e o sistema verifica a identidade do consumidor para validá-la.

O sistema biométrico servirá como alternativa ao atual SecureCode que a companhia disponibiliza aos clientes. Segundo a Mastercard, o método, por ter a certeza de quem está realizando compras com o smartphone, evita fraudes.

O programa de testes foi lançado inicialmente na Europa e nos Estados Unidos. Em agosto, portadores de cartões International Card Services (ICS) B.V. e ABN AMRO nos Países Baixos iniciaram os testes da tecnologia, que vão até o final de novembro. Neste mês, funcionários da First Tech Federal Credit Union nos EUA começaram os testes, utilizando ambas as tecnologias. Os testes devem ir até o fim de outubro.

Segundo a Mastercard, o uso de autenticação biométrica — ou seja, de atributos pessoais, tais como características faciais e impressões digitais — para verificar a identidade de um portador de cartão possibilita a realização de pagamentos não só de uma forma mais fácil e rápida, mas também mais segura e protegida.

O presidente da divisão Safety and Security da MasterCard, Ajay Bhalla, ressalta que a tecnologia substitui a necessidade de lembrar e digitar senhas para completar operações nas compras online. Em vez disso, diz ele, os consumidores podem ter a opção de piscar para a câmera de seu smartphone  ou então utilizar suas impressões digitais para autenticar transações. "Senhas são um empecilho", afirma Bhalla. E acrescenta: "Elas são extremamente fáceis de esquecer, desperdiçam nosso tempo e não são realmente seguras. A biometria está transformando as transações online tão seguras e simples quanto as compras presenciais".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.