Salesforce pressiona Europa e EUA para que não aprovem aquisição do LinkedIn pela Microsoft

0

A Salesforce.com vai pressionar os órgãos reguladores na Europa e nos EUA para que não aprovem a aquisição do LinkedIn pela Microsoft, sob o argumento de que o negócio prejudicaria a competição, dando a rival na área de software de negócios muito controle sobre a rede social. Em junho passado, a dona do Windows anunciou a compra da rede social de contatos profissionais, por US$ 26,2 bilhões, a maior aquisição já feita pela empresa.

O ataque público da Salesforce contra o acordo ocorre três meses depois de ter perdido a disputa de lances pelo LinkedIn para a Microsoft. O interesse de ambas as empresas no LinkedIn está nos dados gerados pelos participantes da rede, que normalmente mantêm currículos de carreira no site. O LinkedIn diz ter 450 milhões de usuários membros em mais de 200 países, incluindo 106 milhões de usuários ativos mensais.

O diretor jurídico da Salesforce, Burke Norton, disse o LinkedIn daria Microsoft uma vantagem competitiva injusta, pois poderia bloquear o acesso dos concorrentes aos dados sobre seus associados. Ele disse que o acordo também levanta "questões de privacidade de dados", que as autoridades dos EUA e da União Europeia devem examinar. "A proposta de aquisição do LinkedIn pela Microsoft ameaça o futuro da inovação e da concorrência", disse Norton em um comunicado enviado ao The Wall Street Journal.

A Microsoft respondeu assinalando que o acordo já obteve aprovação de órgãos reguladores em alguns países, e "que é a Salesforce, não a Microsoft, que domina o mercado de software de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM)" — um mercado em que os dados do LinkedIn, sem dúvida, podem ajudar a Microsoft competir contra a Salesforce.

"A Salesforce pode não estar ciente, mas o negócio já foi aprovado nos Estados Unidos, Canadá e Brasil", disse Brad Smith, diretor jurídico da Microsoft. "Estamos empenhados em continuar a trabalhar para trazer concorrência de preços para o mercado de CRM, em que Salesforce é dominante e cobra hoje preços mais altos dos clientes."

A Comissão Europeia, órgão antitruste da União Europeia, sinalizou na quinta-feira, 29, que o acesso a um de grandes volumes dados continuará a desempenhar papel crucial na avaliação de acordos de fusão. Em uma declaração, a comissária chefe da concorrência na UE, Margrethe Vestager, disse que "manterá o olhar atento sobre a forma como as empresas usam esses dados."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.