Grupo Amper participa de projeto europeu para coordenação em áreas de catástrofe

0

O grupo Amper, multinacional espanhola integradora de soluções e tecnologia de comunicações, ao qual a integradora de sistemas Medidata faz parte, participará, por meio de sua subsidiária de defesa, do projeto europeu Destriero para coordenação de reconstruções em áreas de catástrofe.

A comissão europeia financiará, pelo seu 7º Programa Marco, o projeto de cooperação com um orçamento de 4,27 milhões de euros. O plano liderado pelo Egeos (Finmeccanica), em parceria com entidades espanholas e europeias, será desenvolvido ao longo dos três próximos anos.

O projeto surgiu após a necessidade detectada em crises humanitárias anteriores, como, por exemplo, o terremoto no Haiti, em 2010. O incidente ficou marcado pela falta de coordenação das diferentes organizações envolvidas, fazendo com que os auxílios enviados fossem menos eficazes.

O Destriero é uma ferramenta de apoio que prioriza as necessidades mais imediatas, após um desastre de grande porte. A plataforma realiza o planejamento das tarefas de reconstrução e de recuperação, inclusive em incidentes nucleares, biológicos e químicos. Além disso, o mecanismo faz a avaliação dos danos sofridos nas infraestruturas das áreas atingidas.

Segundo a empresa, o sistema vai facilitar a troca de informações e o trabalho colaborativo entre seus usuários (ONGs e agências da União Europeia e Organização das Nações Unida), baseado em modelos que garantem a interoperabilidade dos sistemas entre as organizações, o emprego de dispositivos móveis e a captura de dados de observação terrestre, obtidos a partir de imagens via satélite. O processo de tomada de decisão conjunta será facilitado por meio de uma avançada metodologia e do uso de um sistema de suporte à decisão (Decision Support System), que auxiliará na solução de problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.