Agência da Câmara dos Deputados promove debate sobre TV digital

0

A Agência Câmara de Notícias, da Câmara dos Deputados, promove na próxima quinta-feira (6/4), às 9h30, bate-papo pela internet sobre a implantação da TV digital no Brasil. O assunto será debatido pelo deputado Walter Pinheiro (PT-BA). Ele apresentou projeto de lei que estabelece princípios para a modificação da tecnologia de geração e transmissão de imagens e sons no país.

Qualquer pessoa pode entrar no chat e fazer perguntas ao deputado. Basta acessar a página na internet (www.agencia.camara.gov.br) e clicar no ícone do bate-papo.

O propósito do chat é esclarecer pontos polêmicos da TV digital e discutir sobre o padrão tecnológico a ser adotado na produção televisiva digital. Atualmente, o debate está dividido entre os que defendem a adoção de um modelo brasileiro e os que optam por um dos padrões já desenvolvidos: o norte-americano, o europeu e o japonês.

Os defensores de um padrão brasileiro argumentam que ele traria desenvolvimento para a indústria e a economia nacionais. Além disso, esse modelo seria elaborado a partir das necessidades dos telespectadores brasileiros. Já os defensores de um padrão existente acreditam que a criação de um modelo nacional levaria a um isolamento do Brasil no setor, o que poderia prejudicar o comércio exterior.

Na opinião de Walter Pinheiro, mais importante do que a questão tecnológica é a necessidade de garantir a abrangência social do novo sistema. "Para a efetivação das inclusões digital e social no país, será necessário que o canal de interatividade esteja disponível a um baixo custo para a maior parte da população, inclusive nas regiões onde não existem atualmente nem os meios de comunicação mais básicos, como a telefonia fixa", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.