Analytics, big data e nuvem continuam no rol de prioridades de investimentos no Brasil

0

O esfriamento da economia mundial, gerado principalmente pela desaceleração econômica na China, tem levado as empresas cada vez mais a direcionarem os investimentos em tecnologia para áreas-chaves, essenciais para a estratégia de negócios. No caso do Brasil, a tendência não é diferente, conforme revela levantamento feito pelo Grupo ASSA com executivos de 458 empresas que participaram recentemente do SAP Forum, em São Paulo.

De acordo com a sondagem, a automação da força de vendas (32,7%) continuará a receber mais recursos neste ano, seguida pela otimização a cadeia de suprimentos (25,7%), em razão da economia de custos e obtenção de melhores condições com novos fornecedores. Outro item apontado pelos entrevistados é o investimento na melhoria da execução e planejamento da produção (19,6%).

Os executivos também veem a melhoria na eficiência como fundamental para atravessar a crise. Nesse sentido, 17,4% deles informam que irão cuidar ainda mais da área de recursos humanos, assim como gerar economia de dinheiro mediante outra prioridade: terceirizar o que for possível e azeitar setor de compras (16,8%).

Já em relação às prioridades de investimentos em novas tecnologias neste ano destacam-se computação em nuvem, com 43,4%, e ferramentas para prever e antecipar decisões de compra dos consumidores como analytics e big data, com 43,2% das respostas (veja gráfico abaixo). Conforme tendência verificada nos anos anteriores, os executivos citaram também a ampliação dos serviços e vendas pelo celular (mobilidade), com 40,8%. A novidade da sondagem deste ano é a preocupação em tratar bem os consumidores com a melhoria da experiência de compra (39,5%).

TabelaTecnologias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.