Unicamp adota TIM Tec para criar plataforma de cursos

0

Em 2017, o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), alinhado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), adotou o software TIM Tec para criar a plataforma MOOC/GGTE, que oferece cursos no modelo MOOC (Massive, Open, Online Courses, ou cursos massivos, gratuitos e abertos, em português) para estudantes da Unicamp.

A ideia do Grupo era criar um ambiente de apoio para aprendizagem. "Queríamos algo que fosse vinculado à sala de aula e que não passasse por um processo de um curso de extensão", afirma o coordenador do GGTE/UAB – Unicamp, professor e coordenador, Marco Antonio Garcia. Segundo ele, a liberdade de modificação do código para que se adequasse aos objetivos específicos da Unicamp foi um fator decisivo para a escolha do software TIM Tec. Com uma equipe especializada, o processo de instalação foi fácil, afirma Marco.

Além de ter incluído cursos próprios como "Segurança em Laboratórios Químicos", lançado em dezembro de 2018, e "Educação para as Africanidades: Formação para a Cidadania", lançado em março deste ano, a equipe GGTE manteve os cursos oferecidos pelo Instituto TIM.

A plataforma funciona à base de adesão, tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos professores. "Qualquer docente pode vir até o GGTE e falar que quer produzir conteúdo, contanto que não necessite de recurso financeiro", diz o coordenador. O GGTE disponibiliza equipe, estúdio e equipamento para os professores interessados.

Segundo o professor, o retorno por parte dos alunos tem sido muito bom. Os pontos positivos ressaltados pelos estudantes são que a plataforma é leve, necessita apenas de uma conexão com a internet para funcionar e tem aparência amigável. "Ela não é carregada visualmente. O que é ótimo, porque áreas muito carregadas tiram o foco do que é importante, que é o conteúdo", conta Marco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.