Para analista, HP Inc., que ficará com o negócio de PCs depois de spinoff, será mais competitiva

0

O plano da HP para gerar mais valor aos acionistas, o qual envolve a cisão (spinoff) do negócio de computadores pessoais e impressoras da unidade de hardware e serviços corporativos, se dividindo em duas companhias a partir de 1º de novembro, vem sendo conduzido dentro de parâmetros predefinidos e de maneira bastante equilibrada, de acordo com avaliação de analistas de mercado.

Para Alex Cho, analista da Premium Research, empresa americana de consultoria e pesquisas de mercado, alguns sinais do mercado corroboram essa análise. O negócio de sistemas pessoais da HP foi bem neste último trimestre, considerando a desaceleração nas vendas de PCs como um todo. A empresa teve um crescimento orgânico em PCs surpreendente, principalmente em notebooks, cujas vendas registraram crescimento de 19%, bem acima do crescimento esperado para todo o setor. A IDC projeta que as vendas globais de notebooks devem diminuir 4% neste ano.

"Isto mostra que a HP está realmente fazendo algum progresso nesse mercado principal. Embora, o crescimento em notebooks tenha sido compensado por quedas nos desktops, isto também se deve a mudanças estruturais. A HP está se deslocando em direção à carteira de mobilidade, que é uma área em crescimento, e é um mercado muito maior", diz Cho.

Na opinião dele, a HP é muito mais competitiva no mercado de PCs do que no segmento corporativo. "Acredito que o negócio de servidores cria desafios para a HP devido à comoditização e à crescente adesão ao projeto open-source Open Compute Project (OCP), criado pelo Facebook com objetivo de fomentar o desenvolvimento de tecnologias que tornem servidores mais eficientes e mais baratos" disse Cho, em um artigo para o Seeking Alpha, site especializado no mercado financeiro.

Ele cita que, em conversas com especialistas, vários acreditam que o OCP está reduzindo a viabilidade da venda de sistemas de engenharia, ou o que a HP chama de Industry Standard Servers (ISS), ou servidores padrão da indústria. Na avaliação de Cho, o valor desses sistemas têm diminuído em razão das médias e grandes empresas serem capazes hoje de construir suas próprias infraestruturas de TI.

O analista da Premium Research acredita que, após a separação do negócio de computadores pessoais e impressoras da unidade de hardware e serviços corporativos, as ações das empresas serão negociadas em um valor mais elevado (semelhante ao eBay e o PayPal). No entanto, Cho acha que a HP Inc., que ficará com o negócio de PCs e impressoras, tem muito mais potencial para gerar valor aos acionistas, dada a melhora do setor e de uma possível aquisição da empresa. A outra empresa resultante da cisão será a HP Enterprise Co., voltada para o mercado corporativo.

Por isso, Cho recomenda que investidores comprem papéis da empresa antes do spinoff. Eu acho que a criação de valor vai estar lá e acabará por se refletir no preço das ações."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.