ABB usa aplicativo financeiro para superar crise de liquidez

0

Às voltas com uma crise de liquidez entre os anos de 2002 e 2003, desencadeada por uma ação judicial, a ABB, fornecedora de tecnologias de energia e automação, decidiu recorrer a um aplicativo de modelagem financeira que permitisse aos executivos fazer um melhor planejamento do negócio. O sistema escolhido para isso foi o Hyperion Strategic Finance (HSF), ferramenta da Hyperion que possibilita simular e entender todo o impacto financeiro de estratégias alternativas.

?Diante de uma grande crise de liquidez precisávamos recapitalizar urgentemente nosso balanço para 2003?, diz Barton Champness, chefe de planejamento financeiro do Grupo ABB. Na época, a empresa havia perdido sua classificação de crédito para investimentos e, conseqüentemente, sua linha de crédito. O problema foi agravado pelo fato de que a ABB estava usando uma carta de crédito de curto prazo. Com o vencimento, a companhia foi forçada a fazer um refinanciamento a um custo maior do que se ela não tivesse perdido sua classificação de grau de investimento.

Segundo Champness, um desafio significativo foi o fato de as ferramentas existentes de software financeiro não estarem habilitadas para a tarefa. ?Quando analisamos as ferramentas disponíveis no mercado, percebemos que o Hyperion Strategic Finance era o único produto capaz de lidar com nossas necessidades de simulação, pois realmente não havia nada parecido?, explica.

De acordo com chefe de planejamento financeiro do Grupo ABB, a companhia só conseguiu superar a crise com a execução de simulações feitas com o HSF na estrutura de capital e em posições de fluxo de caixa. Champness conta que ao apresentar esses resultados aos credores e agências de avaliação a ABB conseguiu renegociar sua linha de crédito. ?Assim, o uso da ferramenta na preparação do plano financeiro da empresa foi essencial para dar segurança aos acionistas em relação à geração de caixa e liquidez futura?, comenta.

O que também impressionou a ABB em relação ao Hyperion Strategic Finance foi que os resultados projetados de simulação de 2003 foram extremamente precisos em comparação aos resultados obtidos. ?Por exemplo, a receita líquida real do grupo em 2005 estava dentro de 3% da projeção que tínhamos determinado como parte da simulação que fizemos em 2003?, conta Champness.

Segundo ele, o resultado esperado, de recuperar a classificação da ABB no grau de investimento em 2006, foi plenamente alcançado, tendo o sistema com parte importante dessa virada. ?À medida que planejamos e fazemos aquisições, podemos avaliar o impacto que um conjunto de negociações pode ter nas estatísticas de crédito do grupo e, desse modo, podemos proteger nossa recém-recuperada classificação de crédito de investimento?, analisa Champness, lembrando que a lógica do HSF propiciou segurança nas decisões tomadas com base nesses modelos. ?Teria sido muito mais difícil conquistar o que conseguimos sem esse software?, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.